Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/09/2019

Crónica da avaria que a geringonça está a infligir ao País (206)

Outras avarias da geringonça e do país.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio

Depois de várias semanas a sacudir a água do capote, como de costume, perante as buscas da PJ relacionadas com o escândalo das golas combustíveis ao seu gabinete, o secretário de Estado da Protecção Civil demitiu-se «por motivos pessoais». Considerando os outros intervenientes e a tradição socialista, seria mais rigoroso demitir-se «por razões familiares».

A fama da família socialista já chegou a Bruxelas, onde uma eurodeputada francesa e o jornal belga Le Soir, apontaram o dedo Elisa Ferreira (a do «o dinheiro é do Estado, é do PS») por alegado conflito de interesses por estar nomeada para tratar dos fundos regionais e o marido ser presidente da CCDR-Norte que aplicará esses fundos.

Boa nova / O choque da realidade com a boa nova / Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

«Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos» foi a boa nova que Costa nos anunciou em Castelo de Paiva. Sim, é verdade, vivemos um poucochinho melhor do que há quatro anos. Uns 10% se medirmos a coisa pelo PIB per capita a preços constantes.

Porém, quando comparamos o mesmo indicador nos anos de 2018 e 2008, período que inclui os anos de intervenção da troika que o governo socialista de Sócrates nos ofereceu, o poucochinho fica reduzido a menos de 4%.

E se nos compararmos com a Óropa constatamos que entre 1995 e 2018 o mesmo indicador reduziu-se de 79 por cento para 76 por cento da média UE28. Ou seja, nos 24 anos desse período em que o PS governou em 18 o país empobreceu em termos relativos.

«Em defesa do SNS, sempre»

O estudo da OMS que citei a semana passada mostra que em 33 países Portugal é um dos apenas quatro países que entre 2000 e 2017 reduziram a percentagem do PIB para despesas em saúde. Não admira, pois, que a sondagem ISCTE/ICS publicada pelo Expresso revele que quase metade dos inquiridos (45%) considera que a prestação do SNS piorou e só 12% considera que melhorou.

«Um porto seguro para as poupanças dos portugueses»

«Mais de 40 imóveis em Portugal, avaliados em 50 milhões de euros, sobem à praça esta quinta-feira em São Paulo. Entre os atractivos está um financiamento da Caixa a 30 anos.» (Eco)

«Os portugueses não gostam de maiorias absolutas». Nós gostamos

Se a maioria absoluta está agora menos garantida depois do debate de Costa com Rio, ganho por este, e da consumação do escândalo das golas, a vitória não vai escapar ao PS com 37,2% contra 25,6% do PSD, segundo as últimas sondagens. Como curiosidade, registe-se que o PSD tem mais intenções de voto do que o PS nos eleitores entre os 18 e os 24 anos, 27,7% contra 23,4%.

Tão amigos que nós fomos

Os berloquistas estão a começar agora a descobrir, tarde demais, o pequenino Maquiavel que há em Costa, como se revelou no podcast de Daniel Oliveira onde deu ao BE tratos de polé arrasando Catarina Martins e retirando-lhe a maternidade da geringonça. «Esta solução foi uma solução construída apesar do BE e a que depois o BE se juntou», disse.

As dívidas não são para se pagar, foi isto que ele aprendeu

Segundo os dados divulgados pelo BdP o endividamento da economia portuguesa, isto é o endividamento total das empresas não financeiras privadas e públicas e das famílias, diminui ligeiramente em Junho para 728,7 mil milhões, umas impressionantes 3,5 vezes o PIB. Quando vemos a evolução no pós-crise (ver gráfico seguinte) constata-se terem as empresas privadas e as famílias reduzido o seu endividamento e, pelo contrário, as empresas públicas continuaram a endividar-se alegremente. Uma vez mais o Estado Sucial está a afundar-se e ao país. É difícil ensinar novos truques a um cão velho.

Eco

Ainda não é o mafarrico, mas já se sente o cheiro das brasas

Como se pode ver no gráfico seguinte, o crescimento do défice da balança comercial precedeu (e foi uma das causas) da bancarrota socialista que trouxe até nós a troika em 2011.

Não fosse o boom do turismo, que, contudo, está a desacelerar, seria impossível manter por mais tempo estes défices. Quanto ao saldo acumulado do conjunto das balanças corrente (bens, serviços e rendimentos) e de capital, agora divulgado pelo BdP, até Julho continuava ainda positivo, mas é provável que chegue ao fim do ano negativo, como se pode ver no segundo gráfico.

Negócios
O gráfico seguinte mostra o agravamento do saldo acumulado nos três últimos anos, colocando-no a caminhar para uma posição próxima de antes da crise em que o endividamento do país face ao exterior cresceu continuamente .

Eco
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos

Apesar da evolução das contas externas e das perspectivas do crescimento da economia mundial, segundo a OCDE, continuarem a piorar, o que para uma economia aberta como a portuguesa é de mau augúrio, o crédito ao consumo atingiu em Julho um novo recorde com quase 700 milhões, um aumento homólogo de 21,5%. Definitivamente os portugueses não receiam a chegada do diabo - na verdade, a venda de ansiolíticos mostra o contrário, lá no mais recôndito das suas meninges.

1 comentário:

Anónimo disse...

A menos de quinze — 15 — quinze dias das eleições vêm-nos alegrar que o Ronaldeno do MF tinha umas cartas na manga e nada nos dizia. 'Tipo' Houdini.
Até c'agora já acha que tá n'altura de alegrar os pobretes — mas alegretes.

Aguardando a vossa lição, um estreito (nunca poderá ser largo) abraço.