Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/01/2019

Se fazer comentários homofóbicos é discriminação, despedir uma criatura por homofobia é o quê?

Sergei Polunin é um dos mais talentosos bailarinos da sua geração - o mais talentoso, muita gente considera. Começou a dançar no Royal Ballet de Londres aos 19 anos e abandonou quatro anos depois. Em 2015 gravou o vídeo «Take Me to Church» que tem 26 milhões de visualizações.

Recentemente, em posts no Instagram, Polunin escreveu frases polémicas, algumas classificáveis como óbvio ululante, diria Nelson Rodrigues se ainda por cá andasse, e outras de gosto discutível, tais como:
«Man should be a man and woman should be a woman, that’s the reason you’ve got balls.» 
«Females now trying to take on the man role because you (gay male dancers) don’t f--- them and because you are an embarrassment.»  
«Let’s slap fat people when you see them. It will help them and encourage them to lose some fat. No respect for laziness!»
O Ballet da Opera de Paris que tinha convidado Polunin para dançar no próximo mês o «Lago dos Cisnes anulou o convite por «propos homophobes et grossophobes».

Se homofobia é o preconceito contra a homossexualidade, devemos usar o adjectivo heterofobia para designar o preconceito contra a heterossexualidade? Se fazer comentários homófobos é censurável, terminar uma relação contratual com esse fundamento é o quê?

3 comentários:

Afonso de Portugal disse...

De acordo com os entendidos, é "progresso" e "modernidade"...

Unknown disse...

"La decadence"...

Anónimo disse...

Há muita homosexualidade e muita medriquice (no fundo, mariquice) em lugares de decisão.