Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/01/2019

Chávez & Chávez, Sucessores (71) - O inferno chávista visto pelo jornalismo de causas

Outras obras do chávismo.

«Não há narrativas fáceis para o que se passa há vários anos naquele país sul-americano, por muito que haja a tentação de tudo acantonar na habitual e simplista dicotomia bons e maus. Não há inocentes, na Venezuela. Não há, sequer, uma oposição. Há um conglomerado de oposições, quase sempre muito divididas como reflexo dos muitos e contraditórios interesses representados. E há um setor de extrema-direita, cada vez mais radicalizado, a assumir o palco, empurrado e alimentado por atores externos, cuja intervenção desejam.

A Venezuela vive uma situação política, social e económica desastrosa, seja quais forem as razões que cada um entenda privilegiar para justificar o caos instalado, com exponencial aumento da pobreza, colapso dos serviços públicos, hiperinflação e crescente violência nas ruas.»

Esta narrativa de Valdemar Cruz no Expresso Curto é o máximo que o jornalismo de causas que escrevinha nos jornais consegue produzir sobre o inferno chávista quando já é impossível esconder a realidade. Repare-se: simplista dicotomia bons e maus, não há inocentes, sector de extrema-direita (uma designação suave para fascismo), alimentado por actores externos (cá está Trump e o Império do Mal), seja quais forem as razões. E onde pára o socialismo chávista responsável pela miséria e pela opressão?

O que dizer a este branqueamento? Felizmente, por cá ainda não temos Jerónimo e Catarina em S. Bento e, por isso, podemos procurar a resposta dentro do próprio semanário de reverência onde coexistem jornalistas que não foram contaminado pela lengalenga esquerdista, como Henrique Raposo que há 5 meses escreveu no Expresso Diário:

«Em nome da tradição, os intelectuais de esquerda portugueses sempre apoiaram facínoras. Mas o apoio à Venezuela é um salto em frente. Não se trata de uma mera traição da decência e da verdade, é uma traição a centenas de milhares de portugueses ou de luso-descendentes, que, curiosamente, continuam por descobrir pelo jornalismo português. No fundo, no fundo, o português da Venezuela também tem um problema: não é grego, não foi “oprimido” por Merkel ou pela troika ou por Passos.»

Sem comentários: