Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/12/2005

CASE STUDY: um projecto multicultural e anticapitalista de "educação matemática"

Encontrei na minha torre de tombo privada uma paródia de «Exame final de matemática na C+S da Damaia» que alguém me enviou há um par de anos. Na altura pensei que fosse apenas um exercício de humor. Depois de conhecer a "educação matemática" do Professor Matos, do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências, já não tenho a certeza.

ESCOLA SECUNDÁRIA DA DAMAIA

EXAME FINAL DE MATEMÁTICA

Nome: ___________________________ Turma: ______ Gang: __________

1. O Joãozinho tem uma metralhadora AK-47 com carregador de 80 balas. Por cada rajada Joãozinho gasta 13 balas. Quantas rajadas poderá disparar até descarregar a arma?

2. José comprou 10 gramas de cocaína pura que misturou com bicarbonato de sódio na proporção de 4 partes de cocaína por 6 de bicarbonato. A seguir vendeu 6 gramas dessa mistura ao Joaquim por 160,00 e 16 gramas ao Bruno a 42,50 cada grama. Quem é que comprou mais barato? Bruno ou Joaquim? Com quantas gramas de mistura ficou José? Quanta cocaína contem essa mistura? Qual é a taxa de diluição da mistura?

3. Rui é chulo e tem 3 prostitutas a trabalhar para ele. Cada uma delas cobra 32.50 ao cliente, dos quais 20.00 entrega ao Rui. Quantos clientes terá que atender cada prostituta para poder comprar ao Rui a sua dose diária de crack no valor de 100.00?

4. Januário comprou 200 gramas de heroina que pretende revender com um lucro de 20% à custa da mistura com giz. Qual é a quantidade de giz que terá que adicionar?

5. Guilherme recebe 100.00 por cada BMW roubado, 25.00 por cada carro japonês e 50.00 por cada 4X4. Como já roubou 2 BMW e 3 4X4, quantos carros japoneses terá que roubar para receber o total de 400.00?

6. Raul está na prisão há 6 anos por assassínio pelo qual recebeu a quantia de 5 000.00. A mulher dele está a gastar esse dinheiro à taxa de 50.00 / mês. Com quanto dinheiro ficará Raul quando sair da prisão daqui a 4 anos? Questão suplementar: a quantos anos será condenado por ajustar as contas com "Aquela p... que estoirou o meu dinheiro todo"?

Sem comentários: