Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/05/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (8a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta».

Take Another Plan. Acredite se quiser

Em Novembro de 2006 o governo do Sr. Eng. “Animal Feroz” Sócrates mandou a TAP comprar a PGA – Portugália (um operador que nunca atingiu o break even) por 140 milhões à Espírito Santo Internacional para ajeitar a tesouraria do Grupo Espírito Santo, já então a dar sinais do que viria a acontecer em 2014 com o resgate.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (em que os pilotos da TAP representam a quase totalidade dos associados) negociou em 1998 um “Regulamento do Recurso à Contratação Externa” que obriga a TAP a pagar uma “indemnização compensatória” aos seus pilotos se ultrapassar os limites estipulados nesse regulamento de voos e de horas de voo contratados a operadores externos.

Pois bem, concluiu-se agora que para os efeitos desse regulamento a subsidiária da TAP PGA-Portugália é uma empresa externa e por isso os voos que lhe foram contratados para a TAP em 2023 vão dar lugar ao pagamento de uma indemnização compensatória” de seis salários-base extraordinários a cada um dos 1.200 pilotos da TAP, totalizando 60 milhões de euros.

Entretanto, entre Dezembro de 2022 e Março de 2024 o volume de salários em percentagem das receitas quase duplicou de 12% para 23% e, enquanto isso, TAP foi o operador europeu que menos cresceu em número de passageiros e receitas no último trimestre do ano passado e no primeiro deste.

De onde se confirma que estatização da TAP garante sobretudo o interesse dos seus pilotos, além de ser muito confortável para a elite alfacinha que voa na classe executiva a partir de um aeroporto perto de casa.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»


Em 2016 o Dr. Costa garantiu que em 2017 todos os portugueses teriam médico de família; em 2018 garantiu que até ao final desse ano 95% dos portugueses teriam médico de família; em 2019 garantiu que 97% dos portugueses teriam médico de família até ao fim da legislatura; em 2022 o Dr. Costa disse que não se comprometia com datas; em 2024 o ministério do SNS garante que em 2026 haverá excesso de médicos de saúde.

Um relatório de um gestor socialista é um arquivo

A orgânica da Comissão Executiva do SNS aprovada em Setembro de 2022 era «um monumento à burocracia e ao “legalês”» (José Miguel Júdice) e os resultados depois de um ano e meio confirmaram. Talvez por isso, o Dr. Fernando Araújo se dispensou de explicar as razões da sua demissão da direcção do SNS e, sendo-lhe pedido pela tutela um relatório sobre a situação do SNS, apresentou uma colecção com 648 páginas com a legislação, contratos e despachos.

(Continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

TAP - Todos A Pagar.
E em silêncio. É um monumento nacional......