Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/05/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (5b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta».

(Continuação de 5a)

A Hidra de SEF, como a de Lerna, tem sete cabeças e nenhuma delas funciona

Em vez de apurar as responsabilidades pela má gestão do SEF e pelas arbitrariedades que culminaram com o homicídio de um imigrante ucraniano, o governo do Dr. Costa criou a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE) e ainda transferiu outras funções para a PSP, a GNR e a PJ, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), o Sistema de Segurança Interna (SIS) e as autarquias. Resultado, nas palavras do semanário de reverência: «em apenas seis meses de existência, a AIMA foi alvo de mais de 7600 processos judiciais pelos atrasos na legalização de migrantes. Há 400 mil pedidos pendentes para resolver».

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Esgotada a engenharia do brilharete de redução do rácio no final do ano, a dívida pública voltou a aumentar no 1.º trimestre 2,4 mil milhões para 270,9 mil milhões, ou de 99,1% para 100,5% do PIB, e os depósitos em bancos reduziram-se quase mil milhões de euros em Março (fonte).

A família socialista tem imenso jeito para o negócio. Trapalhadas até ao fim

Foi assinado antes da decisão da compra um contrato-promessa de compra de um edifício do Centro para a Economia e Inovação Social da Guarda que só teve lugar depois de conhecido o resultado das eleições.

«A educação é a nossa paixão»

Segundo a Fenprof, seis meses depois do início do ano lectivo ainda há 30 mil alunos que não têm pelo menos um professor, isto apesar dos governos do Dr. Costa terem aumentado em 10 mil o número de professores no ensino não universitário e do número de alunos se ter reduzido em 75 mil.

O PS acusa o governo da AD de imitar o governo do PS

O governo AD demitiu a presidente da Santa Casa da Misericórdia que estava há um ano no cargo e ainda procurava de uma solução para um problema, que também não sabia qual fosse, e só agora descobriu que as receitas previstas no orçamento de 2024 eram fantasistas. O deputado Dr. Tiago Barbosa Ribeiro, uma estrela em ascensão no firmamento socialista, acusou o governo da AD, de procurar substituir «um conjunto de dirigentes nas diferentes instituições do Estado, procurando domesticá-las e procurando colocar pessoas politicamente alinhadas com o Governo.» Se calhar tem razão e, a ser assim, o governo actual estaria a adoptar as best practices da governação socialista.

PS & Chega querem que as portagens sejam pagas por quem não as utiliza

Luís Afonso no Jornal de Negócios

As portagens que com o Eng. Guterres eram SCUT e quando acabou o dinheiro passaram a ser pagas, agora, com os votos do PS (seis meses depois de ter considerado que não havia condições) e do Chega (sim, leu bem) o parlamento decidiu que passarão novamente a SCUT, ou seja, serão pagas por quem não as utiliza, o que custará 1,5 mil milhões de euros até ao fim das concessões em curso.

Prescrição, o removedor de crimes do Estado sucial

Prescreverão até Janeiro do próximo ano 42 crimes de falsificação de documentos e de infidelidade imputados a Ricardo Salgado e a mais 12 arguidos no caso GES praticados entre 2009 e 2014, ou seja, todos eles há mais de 10 anos.

50 personalidades descobriram agora que a Justiça precisa de reformas…

… e assinaram um Manifesto, sendo a maioria socialistas e incluindo umas 2 dezenas de ex-ministros de governos PS e PSD e de vários outros famosos.

A insustentável leveza da sustentabilidade

O excedente da Segurança Social, que não é excedente nenhum porque terá de ser afectado às reservas para garantir a sustentabilidade a longo prazo, caiu em termos homólogos 11% no 1.º trimestre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em resumo, tapar buracos até à queda final ou até à descoberta do Ozempic portuguêws.......