Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/02/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (55b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 55a)

Take Another Plan. Take 1 – É só fumaça

Como se mostrou nesta exumação, o cadáver desenterrado pelo PS do “negócio secreto” (que afinal era conhecido do governo socialista) feito pelo accionista da TAP para a comprar, estava em avançado estado de decomposição e serviu apenas o propósito de disfarçar o desastre da nacionalização da TAP seguida da sua reprivatização.

Take Another Plan. Take 2 – O dinheiro afundado na TAP não se evapora

Em 2021, a TAP despediu duas centenas de pilotos e uma parte deles foi contratada pela Portugália (uma subsidiária da TAP que esta comprou em 2009 à Espírito Santo Internacional por indicação do Dono Disto Tudo e ordem do Animal Feroz). Decorridos menos de dois anos, a TAP está a recrutar 40 desses pilotos que foram para a Portugália com uma indemnização de metade da que seria devida por despedimento que não ocorreu.

Da bazuca só sai fumaça (e ainda bem)

O relatório de avaliação da Comissão de Acompanhamento considera que o PRR tem metas irrealistas e há atrasos de dez meses. Dos 69 investimentos analisados só 33 estavam dentro do planeado e 15 estavam em «estado preocupante ou crítico» o que em oficialês significa praticamente irrecuperáveis.

Contenhamos a indignação porque, sabendo-se o destino e o impacto que em 36 anos os fundos europeus têm tido no desenvolvimento do Portugal dos Pequeninos, devemos concordar que haverá outras formas melhores de torrar o dinheiro dos contribuintes europeus.

Quase 50 anos de socialismo de várias modalidades tinha de dar nisto: pobreza e avaria do elevador social 

mais liberdade

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?


Apesar dos derramamentos de dinheiros dos fundos e do turismo pujante, a economia do Portugal dos Pequeninos continua a dar sinais de risco de gripar, como mostra a evolução do indicador de actividade económica do BdP.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

O endividamento total da economia, isto é, das famílias e das empresas não financeiras, aumentou durante o ano passado 19,1 mil milhões para 793,8 mil milhões.

Sem comentários: