Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/02/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (53a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Take Another Plan. Take 1 – Vão-se os dedos e não ficam os anéis

A nacionalização da TAP tinha para o Dr. Costa e o seu governo dois grandes desígnios: salvar a TAP e manter o hub em Lisboa. Agora que o Dr. Costa descobriu que para salvar a TAP vai ter de a desnacionalizar, está também a descobrir que o Tribunal de Justiça da União Europeia considera que impor o hub a um comprador viola a liberdade de estabelecimento do Tratado da União.

Take Another Plan. Take 2 – Para comprar TAP, diz o Dr Costa, o Sr. Neeleman usou 200 milhões de euros da empresa. Para fazer o mesmo, o Dr. Costa usou vinte vezes mais dos contribuintes

«O senhor David Neeleman usou 200 milhões de euros da TAP para comprar a TAP. Isto é de uma gravidade imensa», disse o Dr. Carlos Pereira, apparatchik socialista no parlamento.

Take Another Plan. Take 2 – Se não souberes o que fazer, invoca o Passos Coelho

O mesmo Dr. Carlos Pereira também foi mandado dizer que «o governo de Passos Coelho terá tido conhecimento do esquema elaborado pelo privado David Neeleman».

O aeroporto de Beja, julgado morto, ressuscitou no parlamento

O aeroporto que só abria, abre ou abrirá aos domingos, projectado como uma «plataforma logística para a carga a receber e a expedir de/para a América e África», mais tarde transformado num projecto para desmantelar aviões que se esfumou, foi ressuscitado pelo parlamento inserido numa «intermodalidade de serviços e transportes». Suspeito que o próximo passo seja uma alternativa ao Montijo ou a Alcochete.

O Czar Vlad que se cuide. O Dr. Costa e o Dr. Marcelo vão enviar 3 tanques

O Dr. Costa, com o apoio entusiástico do Dr. Marcelo, “Comandante Supremo das Forças Armadas”, como ele fez questão de recordar, vai mandar para a Ucrânia 3 Leopard que estão agora na revisão.

O Comandante Supremo das Forças Armadas não se apercebe da iniciativa (privada) no Exército

Quanto mais progride a investigação no ministério da Defesa mais emergem casos de corrupção em contratos variados, desde a limpeza de terrenos às mais diversas miudezas em que estão envolvidos funcionários que devem ter sido os únicos a terem iniciativa (privada).

Não é verdade que os socialistas do PS detestem a iniciativa privada

A acrescentar ao citado exemplo do ministério da Defesa, tivemos a semana passada o caso do presidente da concelhia de Lisboa do PS e da junta de freguesia de Alcântara que usou várias empresas (privadas) para sacar dois milhões à Santa Casa da Misericórdia.

O Estado sucial é um caloteiro

Não é só aos fornecedores do SNS que o governo deve dinheiro, também deve aos artistas “independentes”, a quem disse «toma lá dinheiro e faz qualquer coisa» (António Feio) e depois não dá o dinheiro. Segundo uma peça do Expresso, escrita por um jornalista porta-voz dos artistas, o Estado sucial (isto é, o governo do Dr. Costa) deve quase 10 milhões do programa “Garantir Cultura”. Ora sabendo-se que Cóltura é coisa que só existe para e pelo Estado sucial, imagine-se o estado em se encontram os artistas “independentes”, sempre à míngua de público e desta vez à falta do mecenas que usa o dinheiro dos contribuintes que não consomem os seus produtos cólturais.

No Estado sucial o segredo é a alma do negócio

«A ministra da Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações (CGA) estão a esconder o valor real da pensão mensal vitalícia que é paga, neste momento, a 298 beneficiários» da subvenção mensal vitalícia atribuída a titulares de cargos políticos. (Correio da Manhã)

Quem disse que o governo socialista não faz reformas?

O Dr. Galamba, apoiante do Eng. Sócrates convertido ao gás verde, cala a boca dos detractores do governo e anuncia que os CTT «vão deixar de vender raspadinhas».

(Continua)

Sem comentários: