Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/02/2023

QUEM SÓ TEM UM MARTELO VÊ TODOS OS PROBLEMAS COMO PREGOS: O alívio quantitativo aliviará? (76) Unintended consequences (XXVIII)

Outras marteladas.

Recapitulando: o intervencionismo dos bancos centrais (Fed e BoE, copiados pelo BCE), adoptando o alívio quantitativo e as taxas de juro negativas ou nulas, desde o «whatever it takes» do Super Mario de Julho de 2012 criou oceanos de liquidez que impulsionaram os mercados de capitais e incentivaram o investimento em activos de risco, criando as condições para um processo inflacionário que só esperava um trigger que surgiu com a invasão da Ucrânia.

A necessidade de aliviarem os seus balanços, secarem os oceanos de liquidez e conter a inflação levou os bancos centrais a aumentarem as taxas de referência e passarem do quantitative easing para o quantitative tightening.

Vítimas das novas circunstâncias são também as startups tecnológicas americanas, em queda há vários meses, com excepção da fase Seed/Angel, como se vê no diagrama que compara os dois últimos trimestres de 2021 e 2022.

2 comentários:

H. Ramos disse...

Triggered

Espoleta pá

Anónimo disse...

Um trigger 2 triggers 3 triggereds...
Basilio el xuxalhote.
PsTrigered 1. Propriedade privada violada e tudo roubado por ladroes habituais reincidentes roubam com o proprietario a ver...depois o proprietario vai-se queixar á esquadra á bófia cavalgadural para quê? nem sequer vão ao local investigar,recusam lá ir e depois os ladroes dão uma carga de porrada no dono e familiares e roubam e assaltam a casa outra vez e depois ainda lhe incendeiam a casa e o carro e depois o ministerio publico defende os terroristas ladroes e a vitima ainda tem que lhes pagar indemeniztriggeração. E ó despois ainda andam cús tipo Ergue-te,Chega e direitalha em geral a polir as botifarras da bófia e do ministério publico e papar triggereirices tipo Socrates e quase 200000 bois assinaram a peticao contra ivo rosa,a maneira como trataram o Manuel Pinho...direitalha e esquerdalha tudo isto é tuga tudo isto é fado,tugatriggerkagalhão!O que é nacionalatriggerlista é bom!
Como os posts aqui do zog xuxa ultimamente não interessam a ninguem temos que triggeirar uma triggeirices acerca dos verdadeiros cancros desta terreola,uma terreola sem justiça,é estrume a ceu aberto.Assim foi,assim é e assim será,congénito,não tem cura. Viva o lula,o socrates,o putin? Os opostos são melhores?