Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/02/2023

ACREDITE SE QUISER: Fica-se na dúvida se é lip service, descaramento ou simples estupidez

Em 2 de Março do ano passado o major-general Carlos Branco explicava à CNN como a "Operação Especial" das forças russas que tinham acabado de invadir a Ucrânia seria um passeio e a acrescentava 

«A coluna militar (de 60 km, empanada por falha da logística, recordo) insere-se naquilo que é a tática russa: cercar as cidades mais importantes. O objetivo é cercar Kiev e obter a capitulação sem combates.»

Quase um ano depois, a invasão russa falhou em toda a linha e transforma-se numa manobra dos EUA na cabeça do major-general que celebra o facto de não ter havido uma «vitória ucraniana no campo de batalha». Ora leia-se:

«Perante estes desenvolvimentos, coloca-se, pois, uma questão incontornável. Quais são os objetivos estratégicos a atingir pelos EUA neste conflito, e como o reiterado fornecimento de equipamento militar à Ucrânia pode ajudar a atingi-los? E precisamos perceber qual o end state que a Casa Branca pretende obter. A ausência de uma resposta esclarecida a esta pergunta pode conduzir-nos àquilo que conhecemos por mission creep, ou seja, a um resultado que pode vir a comprometer o objetivo inicial.

Muitos no Ocidente apostaram na derrota militar da Rússia, na expulsão das suas tropas do território ucraniano e na adesão da Ucrânia à NATO. Contudo, a entrega de equipamento militar a Kiev não conseguiu, até agora, que esses objetivos fossem atingidos. O aumento da sua letalidade não levou à vitória ucraniana no campo de batalha, tendo servido apenas para evitar a sua derrota e prolongar o conflito.»

3 comentários:

Anónimo disse...

Tudo empanado e não têm balas, segundo li por aqui, há tempos atrás. A Ucrânia já venceu.

Fica aqui um pequeno resumo para quem não quer ter trabalho a procurar informação e queira ir além das patranhas de propaganda barata.
https://www.youtube.com/watch?v=5D-4VdIZRfM&ab_channel=RealTruthTalk

Camisa disse...

"tendo servido apenas para evitar a sua derrota e prolongar o conflito.»"

É uma chatice, os ucranianos estão ali a aguentar a guerra, em vez de desistirem e entregarem logo tudo aos russos, não se compreende!

Este senhor major-general é um verdadeiro idiota chapado!

Anónimo disse...

Pergunto-me como é que tal major General não passa para a reserva diretamente. Já se percebeu que não está qualificado para o cargo que ocupa e nem sequer falo das suas orientações políticas.