Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/02/2023

No aniversário da "Operação Especial", o delírio putinesco de vitória em vitória até ao impasse final

Fonte

Apropriadamente, no dia de Carnaval, dois dias antes do aniversário da invasão da Ucrânia, a que chamou "Operação Especial" e era para durar alguns dias, o Czar Vladimiro ofereceu à assembleia federal russa o melhor exemplo de discurso orwelliano produzido este século.

Depois de um ano em que se estima que o exército russo tenha sofrido 200 mil baixas e o grupo de mercenários Wagner composto de presidiários 30 mil, que tenha perdido cerca de 10 mil equipamentos (tanques, veículos de todos os tipos, helicópteros e aviões), o triplo das perdas de material ucranianas, que tenha abandonado praticamente todo o território ucraniano que inicialmente ocupou e que a ofensiva em curso está a ser outro desastre, Putin massacrou durante duas horas a audiência com um arsenal de mentiras que desafiariam o Big Brother de "1984" de George Orwell. 

Revelando delírios paranoicos, Putin tentou justificar-se apresentando-se como um cruzado na luta contra os depravados ocidentais que pretendem «destruir a família, a identidade cultural e nacional, pervertem e abusam das crianças, praticam pedofilia, e tudo isso é declarado normal na vida deles. Forçam padres a abençoar casamentos homossexuais (...) e que pretendem explorar a ideia de um deus de género neutro.» Ao mesmo tempo que atribuiu a culpa aos líderes ocidentais «que iniciaram esta guerra, enquanto nós usávamos a força e a estamos a utilizar para parar a guerra». Onde é que já vimos tudo isto?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bernard de Clairvaux: L'enfer est plein de bonnes volontés et désirs.

Abraço