Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/12/2022

STRANGE CASE STUDY: Elon Musk. Dr Jekill na engenharia e Mr Hyde na gestão

Elon Musk é um sujeito talentoso, inventivo e um engenheiro genial, pelo lado Dr Jekill. Pelo lado Mr Hyde, é um sujeito doentiamente narcisista, volúvel e com poucos escrúpulos, o que faz dele uma pessoa execrável, um empresário pouco confiável e um gestor errático.

Os últimos desenvolvimentos confirmam isso, desde os disparates e os ziguezagues na compra do Twitter, despedir metade do pessoal e a seguir querer contratá-los, convidar Donald Trump para voltar ao Twitter e levar uma nega de outro sujeito execrável doentiamente narcisista, volúvel e sem escrúpulos, e nos últimos dias a perda da publicidade da Apple a que respondeu com a ameaça de lançar um smartphone para concorrer com o iphone, o que acentuaria a sua dispersão como empresário e gestor e o faria perder ainda mais o foco. Um sujeito assim não tem quem delegar e tende a ser one man show arriscando-se a ficar rodeado de yes men medíocres que lhe dizem o que ele gosta de ouvir.

O exemplo mais recente das consequências da perda de foco são os 19 recalls que a Tesla já teve este ano – o último de 321 mil veículos, e o resultado foi a perda de 40% da capitalização bolsista da Tesla nos últimos dois meses. Moral da estória: é um desperdício das suas inegáveis qualidades como engenheiro.

Sem comentários: