Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/12/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (45b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 45a)

O parlamento como clínica de psiquiatria

A esquerdalhada votou por unanimidade contra a criação de uma comissão de inquérito à alegada pressão ilegítima do primeiro-ministro sobre antigo governador do Banco de Portugal, enunciada por este no livro “O Governador”, que o PS classificou como «livro de vinganças». O Berloque de Esquerda acrescentou que a comissão serviria de «palco» ao ex-governador.

A bazuca está entupida por falta de pessoal, diz o bazuqueiro

Em entrevista ao Expresso, o Dr. Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, explica que o atraso do pagamento às empresas dos subsídios se deve a falta de pessoal. Num governo que aumentou em 80 mil o número de utentes da vaca marsupial pública, perceber-se-ia facilmente se o Dr. Dominguinhos se desculpasse com o entupimento da bazuca com utentes. É mais difícil compreender a falta de pessoal.

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

O governo anunciou que há quatro grupos portugueses e quatro estrangeiros interessados na compra de 71,73% da Efacec que o governo, para conseguir impingi-la a um deles, terá de espremer uma vez mais os contribuintes via CGD e Banco de Fomento de quem espera o perdão da dívida.

Portugal dos Pequeninos, um país satélite do Império do Meio

Após mais de quatro décadas de várias modalidades de socialismo que conduziram ao empobrecimento relativo, à descapitalização e ao inevitável endividamento faraónico, ninguém deveria estranhar que o jornal Eco tenha podido escrever sem beliscar a verdade que «Xi Jinping é de longe o maior investidor da Bolsa nacional». Daí talvez a explicação para S. Ex.ª se ter babado abundantemente ao cumprimentar o maior investidor numa cerimónia há quatro anos.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Jornal de Negócios

Uma vez mais, o PIB per capita em percentagem da média da UE voltou a descer o ano passado, O diagrama mostra a obra do Dr. Costa nesta matéria desde que chegou a S. Bento. No entanto, o consumo per capita, apesar de também ter descido, representou no ano passado 85% da média europeia, o que é uma segunda realização do Dr. Costa – colocar os portugueses a consumir mais 10% em termos relativos do que produzem.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

A Dr.ª Lagarde, presidente do BCE, passou vários meses a encarnar uma “pomba” anunciando o fim próximo da inflação até que se transmutou em falcão anunciando um aumento de 50 pp da taxa de referência e o princípio do fim da compra de activos o que fez as taxas das OT deste país mendicante ultrapassarem os 3%.

Sem comentários: