Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/12/2022

CASE STUDY: Tirania e manipulação andam de mãos dadas

 Continuação daqui ou dali.

Há muito que se suspeita da manipulação sistemática dos dados económicos publicados pelos organismos oficiais de países não democráticos, em que não funciona de facto a separação de poderes, não existem contrapoderes e muito menos instituições que auditem a fiabilidade da informação oficial. 

Em 2017, o economista Luís Martinez da Universidade de Chicago levou a cabo um estudo comparativo das taxas oficiais de crescimento do PIB com as estimativas de crescimento do PIB inferidas a partir da variação da intensidade das luzes nocturnas capturadas por satélites. O estudo «How Much Should We Trust the Dictator’s GDP Growth Estimates?» foi actualizado, sujeito a peer review e republicado recentemente.

Economist

A Economist publicou uma peça sobre o esse artigo de onde extraí o diagrama acima que mostra claramente as discrepâncias entre crescimento oficial e crescimento estimado a partir das luzes nocturnas. Essas discrepâncias são quase imperceptíveis nos países ditos "livres", são claramente visíveis nos países "parcialmente livres" e relativamente enormes no caso dos países "não livres". As discrepâncias entre o crescimento oficial (presumivelmente manipulado nos casos do segundo e do terceiro grupo de países) e o estimado são invariavelmente positivas, evidenciando a manipulação pelos governos a escrutínio dos países não livres não sujeitos.

Sem comentários: