Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/12/2022

Mitos (326) - O socialismo é a continuação por outros meios da pobreza relativa do salazarismo

«Em 1984, Mário Soares jurou que, sem Salazar, Portugal se teria tornado no século XX “um país tão rico como a Suíça, com certeza mais desenvolvido do que a Holanda ou do que a Bélgica”. É mais do que duvidoso: em 1926, depois de 92 anos de liberalismo e de república, Portugal era o país mais pobre e menos instruído da Europa ocidental; em 2022, depois de 48 anos de democracia, continua a sê-lo. (...)

A partir da década de 1950 e até 1974, Portugal conheceu as taxas de crescimento económico mais altas da sua história – e também mais altas do que as dos outros países da Europa ocidental, o que permitiu à economia portuguesa convergir pela primeira vez desde o século XVIII com as economias da Europa ocidental.»

Perceber a História — Breve história do salazarismo. Primeira parte: ditadura e atraso, Rui Ramos

3 comentários:

João Brandão disse...

Neste país adiantado, o salazarismo continua a ser o modo de vida de muita gente.

Unknown disse...

soares, o charlatão bem sucedido ( o público para quem actuou , esclarecido , eticamente exigente e profundamente informado garantia-lhe o êxito de antemão...)

O Espartano disse...

Somos o país mais pobre e menos instruído da Europa?
Pois bem, como diz o Marcelo, devemos “conviver bem com o sucesso dos outros, sem complexos” -- e, sobretudo, nunca questionar as causas de tal desígnio. Isso seria “populismo” e nós precisamos desesperadamente de “estabilidade”...