Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/12/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (43a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O modelo de governação do Dr. Costa está a ficar comprometido

A governação do Dr. Costa consiste em não fazer qualquer reforma, eliminando o risco de criar fissuras na sua base eleitoral; na dependência dos dinheiros da Óropa; maximização da extorsão fiscal; na ocupação do aparelho estatal pelos apparatchiks socialistas; nas “contas certas” (condição para continuar a receber os dinheiros europeu), significando adoptar truques variados para manter um défice orçamental limitado, sacrificando o investimento público, substituído por sucessivos re-anúncios de obras, programas e iniciativas .

Para o modelo funcionar são indispensáveis uma certa paz social e o controlo dos mídia, uma e outro garantidos enquanto a geringonça perdurou e cada vez mais difíceis de assegurar. Ressurgiram as greves e o jornalismo de causas afecto a comunistas e berloquistas que ocupa as redações tornou-se cada vez mais crítico e, em consequência, multiplicaram-se os “casos” envolvendo apparatchiks socialistas determinados a facturar vantagens de diversas naturezas. Se a tudo isto acrescentarmos a inflação e a recessão no horizonte, o futuro do Dr. Costa parece bastante comprometido e o prazo de validade do seu governo dificilmente chega até ao fim do mandato, também porque com a deterioração das condições de governabilidade o Dr. Costa tenderá a fazer o que fizeram os seus mestres engenheiros Guterres e Sócrates – fugir do pântano, ir para Paris ou, de preferência, para Bruxelas.

A Constituição da República como manual woke

Parece que uma das poucas coisas em que concordam quase todos os partidos representados no parlamento é incluir na Constituição a possibilidade de criminalizar os maus-tratos a animais. A menos que o abate de uma vaca, de um porco, de uma galinha ou qualquer outro animal comestível passe a ser considerado um acto de misericórdia, daqui decorrerá que o povo ignaro será condenado ao veganismo compulsivo.

A família socialista é muito unida – os irmãos Mendes

Demitido o SE Adjunto Dr. Miguel Alves em consequência do Pavilhão Transfronteiriço de Caminha, o Dr. Costa nomeou como substituto o Dr. António Mendonça Mendes, irmão da ministra dos Assuntos Parlamentares, Dr.ª Ana Catarina Mendes.

Vem a propósito lembrar que com estas substituições nos últimos cinco meses entraram e saíram do governo 17-membros-17.

Faltou dizer quem colocou Portugal em terceiro lugar

O Dr. Medina anunciou ufano que retirou Portugal da "posição isolada" de terceiro país mais endividado da Europa. É um anúncio como o da morte de Mark Twain, manifestamente exagerado, prematuro e, além disso, também incompleto. Certamente por modéstia, o Dr. Medina omite que foi um governo socialista que colocou o Portugal dos Pequeninos no lugar do terceiro país mais endividado da Europa.

O Dr. Ascenso quer um indicador que transforme o desastre socialista num sucesso

O Dr. Ascenso Simões, um apparatchik socialista com um vasto currículo que vai da defesa da demolição do Padrão dos Descobrimentos até à agressão de um polícia, incomodado com a ultrapassagem da Roménia, reivindica à ONU (onde se encontra estacionado o seu camarada Eng. Guterres) que ajude «a mudar os indicadores». Infelizmente o Dr. Ascenso ainda não concretizou o indicador que na sua mente substituiria o PIB per capita. Será o índice de felicidade do World Happiness Report. que pondera os aspectos sociais, a saúde e qualidade de vida, a corrupção, etc., em que Portugal está em 25ª lugar na UE, ainda abaixo do PIB per capita?

(Continua)

Sem comentários: