Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/12/2022

Bons exemplos (141) - No Portugal dos Pequeninos ainda se encontram alguns nichos de excelência (além do futebol)

Não são todos os dias que se lêem referências elogiosas por estrangeiros a instituições portuguesas ou considerações positivas sobre o sucesso de políticas adoptadas no Portugal dos Pequeninos. Essa raridade é, aliás, uma parte da explicação da obsessão ridícula dos mídia por trombetearem o suposto sucesso de Portugal e dos portugueses no topo do mundo

Justifica-se por isso relevar o que foi escrito pela jornalista americana Rebecca Jackson numa newsletter da Economist comparando o insucesso da estratégia e das políticas de combate às drogas adoptadas nos Estados Unidos com o relativo sucesso conseguido em Portugal visível no gráfico.
 
«Na Europa, a redução de danos fez mais progressos. A descriminalização da posse de pequenas quantidades de todas as drogas (mesmo as mais perigosas) ajudou a reduzir as taxas de overdose fatal em Portugal. (...)

Em Portugal, as pessoas apanhadas a consumir drogas em público têm de comparecer perante um painel – conhecido como Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência – que as encaminha para o tratamento e os serviços sociais. O não comparecimento é crime punível com prisão. Raramente os convocados faltam à reunião. (...)

Se há algo que os americanos podem aprender com Portugal é que tanto a cenoura quanto o bastão são necessários para combater o abuso de drogas.
»

Sem comentários: