Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/12/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (43b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 43a)


O Estado sucial é um caloteiro

Não satisfeito com transformar Portugal num dos países da OCDE que mais aumentou a carga fiscal entre 2010 e 2021 e ter aumentado a receita fiscal em 19% até Outubro, o governo do Dr. Costa tem o desplante de ter aumentado em relação ao ano passado em 200 milhões o montante dos pagamentos em atraso, que atingiu em Outubro 979 milhões.

A caixa do peditório está entupida (e talvez seja melhor continuar assim)

O IAPMEI é o organismo principal do ministério da Economia para distribuição dos fundos da celebrada bazuca, com 2.300 milhões. Até agora distribuiu 30 milhões. Chegados a esta altura, é conveniente dizer que após vários meses de inflação sem paralelo nas últimas décadas, uma das coisas menos convenientes será despejar dinheiro da bazuca na economia, dinheiro que foi decidido gastar quando as economias europeias estavam paralisadas pela pandemia e a taxa de inflação estava próximo de zero.

Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos

Num país cronicamente endividado, descapitalizado e com uma taxa de poupança das mais baixas da UE, o que deverá fazer o parlamento desse país? Aprovar uma lei (n.º 19/2022) que permite resgatar sem penalização fiscal até ao final do próximo ano os PPR (planos de poupança de longo prazo constituídos para complemento de reforma), ora, que outra coisa poderia ser?

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Continua a epidemia das demissões nos serviços de urgência. A semana passada foi a vez dos Hospitais de Almada e Amadora-Sintra.

O Dr. Moedas está a parecer o Dr. Medina 1.1

O Dr. Medina 1.0 lançou durante a sua estadia na câmara de Lisboa em concorrência com o seu rival na sucessão Dr. Pedro Nuno vários programas de habitação, todos eles mais ou menos falhados. O Dr. Moedas que lhe sucedeu tem o melhor assessor de imprensa da praça que consegue todos os dias referências na imprensa com foto invariavelmente sorridente do Dr. Moedas prenunciando, anunciando, reanunciando, citando putativas obras, iniciativas, programas, declarações, etc. O último anúncio é de uma «proposta de não adjudicação (sic) ... de modo a poder relançar os concursos» lançados pelo Dr. Medina que não tiveram propostas válidas.

«Pagar a dívida é ideia de criança» e o que importa são os títulos

A descida da dívida pública para 273,8 mil milhões de euros em outubro foi amplamente titulada, só não foi explicado que a descida foi da dívida bruta e se ficou a dever à redução de quase 10 mil milhões de euros dos depósitos das Administrações Públicas, de onde a dívida pública líquida até aumentou quase 3,7 mil milhões para 254,2 mil milhões.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Segundo o indicador diário de atividade económica do BdP nas duas últimas semanas a variação homóloga foi negativa. A taxa Euribor 6M subiu de -0,537% no princípio do ano para 2,406% no final da semana passada o que contribuiu para o abrandamento nos últimos meses do crédito ao consumo, do crédito à habitação e do crédito às empresas.

Sem comentários: