Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/12/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (44a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

A nomenclatura do Estado sucial a catar-se em Doha

Multiplicaram-se as visitas de FCR (Figuras de Cera do Regime) para “apoiar” a selecção de futebol usando o Falcon da Força Aérea que foi monopolizado para este propósito. As comitivas incluíram várias FCR e ainda um comentador de futebol, um poucachinho apatetado, curiosamente muito parecido com S. Ex.ª o PR, que também esteve presente.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio ou serão “historietas histriónicas?

Os ecos da desbunda já chegaram a Bruxelas. A CE pediu «informações adicionais» ao governo sobre as verbas atribuídas por fundos tutelados pela ministra da Coesão a empresas do seu marido.

Tornou-se público a semana passada mais um caso de corrupção no ministério da Defesa que está a ser investigado na operação “Tempestade Perfeita” (a Judite pode não ser uma excelência na investigação, mas é insuperável a baptizar as operações). Estão em causa as obras do ex-Hospital Militar de Belém, às quais há dois aqui fizemos referência, que foram adjudicadas em ajuste directo a três empresas amigas e o seu montante que era para ser 750 mil multiplicou-se por 3,5 para 2,6 milhões. Estão identificados 19 arguidos dos quais cinco já foram detidos, entre os arguidos encontra-se o ex-diretor-geral de Recursos de Defesa personne protegée do ministro do ex-ministro da Defesa e actual dos NE (filho do Eng. João Cravinho, um socialista emérito por coincidência notório “lutador” contra a corrupção), e do actual secretário de Estado da Defesa.

L’État c’est nous

Vem a talho de foice o diagrama seguinte, publicado a semana passada, que mostra bem o potencial de inquinamento da administração pública do Estado sucial.

mais liberdade

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

Após dois anos a enterrar dinheiro na EFACEC, empresa nacionalizada pelo governo socialista, depois de ter facilitado a entrada da Dr.ª Isabel dos Santos no seu capital, o actual ministro da Economia iniciou um novo processo de venda e anunciou oito potenciais interessados, inaugurando uma nova temporada da saga.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Este ano já se demitiram em protesto pela falta de condições 76 chefes de equipa e 43 outros profissionais de saúde (jornal Nascer do Sol). Na semana passada, o Hospital de Setúbal fechou a urgência pediátrica e tem problemas na obstetrícia e ortopedia, no Hospital de Faro as macas dos bombeiros servem de camas, no Hospital de Almada as urgências só receberam doente críticos (seja lá o que isso for).

Entretanto, o mais meio milhão de “utentes” prometido em 2015 pelo Dr. Costa que passariam a ter médico de família, reduzindo para metade os cerca de um milhão que ainda não tinham, transformou-se em um milhão e quatrocentos mil portugueses sem médico de família. Face a este desastre, o PS enfiou a cabeça na areia e deu um tiro no pé do seu ministro da Saúde que defendeu a possibilidade de usar unidades privadas de saúde familiar com contrato com o SNS.

O “grátis” é para os do “público”, mas não para os do “privado”

De uma petição com mais de 11 mil assinaturas para atribuição de manuais escolares grátis (lembrete: no linguajar socialista, grátis significa que o pagador não é o utilizador), resultaram três projectos de lei. O PS e a esquerdalhada em geral pretendem restringir o “grátis” aos alunos do ensino público com o propósito que parece ser o de castigar os pais que inscrevem os seus filhos nas escolas privadas.

(Continua)

Sem comentários: