Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/09/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (31)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O pacote do Dr. Costa seria um insulto à inteligência dos eleitores se…

… se eles percebessem que

(1) do aumento este ano de 7 mil milhões da carga fiscal que o Dr. Costa subtrairá a mais aos contribuintes, vai gastar 1,4 mil milhões ou 20% para “ajudar as famílias”;

(2) os 2,4 mil milhões do pacote de resposta à inflação (uma inflação que há três meses, segundo do Dr. Costa, não teria continuidade) são o equivalente ao dinheiro torrado para manter a TAP a voar;

(3) proporcionalmente à população dos respectivos países, esse pacote de 2,4 mil milhões é o equivalente a pouco mais de um quarto do grego, menos de um terço do espanhol e cerca de um terço do alemão;

(4) com a não actualização em 2024 com base nas pensões que resultariam da lei, o meio mês de pensão oferecido pelo governo em Outubro significa um corte permanente equivalente nas pensões futuras de 600 euros ou mais por ano.

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

A EFACEC, nacionalizada por um governo do PS que sucedeu a outro governo do PS que havia facilitado a entrada de Isabel dos Santos, depois de inúmeros anúncios pelo Dr. Siza Vieira foi finalmente vendida em Abril ao grupo DST que «açambarca 1/4 do PRR para as empresas». Desde então, a operação está a ser avaliada pela DGComp que percebeu tratar-se não de um negócio de venda da EFACEC, mas de um auxílio do Estado à DST. De vez em quando, como agora, o governo anuncia que a coisa será resolvida «nas próximas semanas» .

Take Another Plan

E não é que o governo mudou mesmo de plano? Depois de ter renacionalizado a TAP comprando a participação dos “privados” e enterrado mais de dois mil milhões de euro no elefante branco, o governo diz que afinal querer vender a maioria do capital aos “privados”. E quem são os “privados”? Os spin doctors sopram para a imprensa amiga que poderá ser a Lufthansa ou a Air France/KLM, de modo que se inicia assim mais uma saga de spinning e anúncios que durará mais do que a vida deste governo.

«A educação é a nossa paixão». A falta transforma-se em fartura e vice-versa

Por um lado, faltam professores («havia cerca de 2500 turmas com pelo menos um professor por atribuir»), por outro sobram («mais de 500 professores do quadro sem turmas a uma semana do início das aulas», ou vice-versa.

O que me fez lembrar uma velha estória que já em tempos contei e agora recordo: era uma vez um responsável pelo plano quinquenal soviético que numa visita a Londres nos anos 30 se manifestou surpreendido pelo facto das padarias londrinas não parecerem ter dificuldade em abastecer de pão os londrinos e estes não pareciam ter dificuldades em abastecer-se, e quis conhecer o departamento do planeamento inglês que fazia um trabalho tão bom.

Choque da realidade com a Boa Nova

Após os incêndios de Outubro de 2017 foi anunciado com grande fanfarra a recuperação nos quatro anos seguintes dos 9 mil hectares do Pinhal de Leiria que arderam. Cinco anos depois há «um descampado gigante» e «mato seco que cresce desgovernado» (Público).

Com aliados destes, os países membros da NATO não precisam de inimigos

O governo português foi informado pela embaixada americana que estão «à venda na darkweb centenas de documentos enviados pela NATO a Portugal, classificados como Secretos e Confidenciais».

Nunca se fica a saber se é a maldição da tabuada ou o multiplicador socialista ou simplesmente a trafulhice

Em Setembro de 2021, o Dr. Leão estimou o custo até então das medidas de resposta à pandemia em 30 mil milhões de euros. Em Março deste ano Conselho das Finanças Públicas (CFP) estimou o custo dessas medidas no equivalente a 4% do PIB em dois anos ou seja menos de 8 mil milhões de euros, o que tornou o governo do Dr. Costa o que menos gastou no apoio a economia. No relatório de Maio, o mesmo CFP reavaliou para 5,13 mil milhões o total dessas despesas em 2020 e 2021, ou seja, cerca de um sexto do montante propagandeado pelo Dr. Leão.

De volta ao velho normal

Nos três meses terminados em Julho, as exportações aumentaram 35,3% e as importações 38,5%, relativamente ao período homólogo de 2021. Em consequência, o défice da balança comercial de bens aumentou 504 milhões de euros e não, não se deve exclusivamente ao aumento dos combustíveis porque sem eles o défice agravou-se 87 milhões.

Sem comentários: