Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/09/2022

De vez em quando alguém desrespeita as vacas sagradas

«A maioria das pessoas que está dentro das escolas, sejam reitorias ou professores, não quer a Web Summit. A Web Summit expõe a falta de conhecimento e de visão que ainda existe. As métricas de avaliação dos professores das indústrias criativas são assustadoras. Se fosse reitor de uma escola, a primeira coisa que perguntaria é se conseguem recrutar e qual o nível de satisfação dos alunos. Um colega queria chumbar alguns alunos de um curso mas não o deixavam, apesar de o nível ser muito mau. Se não os passasse poderia ser despedido.

A nível de escolas com preocupações éticas, existe apenas a ETIC no Algarve, que está a fazer um trabalho muito interessante mesmo sem apoios. Quando as escolas preparam zero para o mercado de trabalho… é muito mau. Já fui a algumas instituições, apesar de haver gente com talento, há zero de portefólio, ritmo de trabalho e conhecimentos técnicos para darem direito a receber um salário. Em Portugal, talento não falta, mas é destruído pelo sistema de educação. Recebo dezenas de e-mails de alunos no desespero porque os professores nunca trabalharam na indústria e depois as saídas profissionais são todas para o Estado.»

André Luís, fundador e líder do Trojan Horse was a Unicorn, em entrevista ao jornal Eco

Sem comentários: