Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/09/2018

DIÁRIO DE BORDO: Senhor, concedei-nos a graça de não termos outros cinco anos de TV Marcelo (62) - Infantilizando plateias

Outras preces

«Voltemos a nós: Marcelo que é o combustível de si mesmo, impede permanentemente o mínimo de distância e o quanto baste de reserva que tem de haver entre ele e o mundo, comentando até ao limite, promovendo abracinhos compulsivos, infantilizando plateias, enquanto incansavelmente aplaude, amplia e concorda a eito com tudo o resto – sempre o conheci a preferir concordar do que a ser capaz de enfrentar. A verdade é que é difícil descortinar o que de facto – e de sério – determina o Chefe de Estado para além da distribuição do afecto ao domicílio (com o olhar posto numa urna de voto).

Estando em “todas” omnipresentemente, sem que se alcance o critério ou a escala de prioridades com que o faz; beijando com o mesmíssimo afã uma idosa a quem roubaram o cão ou alguém que perdeu os seus num incêndio, tendo intervenção comentada em tudo e sobre tudo, o Presidente sinaliza-nos que fora do palco e da sua estonteante mediatização, as coisas da vida do país talvez não sejam a maior prioridade. (...)

Tudo isto que é pesado, passou porém a ser um pouco mais pesado nos últimos dias, quando subitamente alguma coisa mudou: o Presidente da República saiu-se mal desta história da substituição das senhoras procuradoras. Duplamente: tornou verosímeis algumas dúvidas (reparem que não digo suspeitas mas sim dúvidas) de que poderia estar a acautelar interesses ou circunstâncias pessoais. E saiu-se mal porque tudo, desde o estranhíssimo processo que antecedeu a sua decisão até ao seu “sim”, foi indisfarçável: ficou impresso no país.»

Contribuintes com número, Maria João Avillez no Observador, dando conta com bastante elegância de juízos que aqui no (Im)pertinências costumamos dar conta com alguma brutidão

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu só ouvi pequenos extractos do discurso de Marcelo na onu. Fiquei impressionada com o tom “bajulador” do início e mudei de canal. Depois, num noticiário, ouvi-o defender exactamente as posições de merkel e macron que são a manutenção de status quo na Europa. Sabendo nós que, conforme afirmou o próprio macron, está declarada a luta entre os que defendem essa posição dita “progressista liberal” e os apelidados “populistas/soberanistas iliberais” com o enfoque nas próximas eleições para o parlamento europeu, parece-me apressada a posição tomada por Marcelo sem que qualquer debate sobre o assunto tenha sido feito no país.
A manutenção dos eleitores longe desses temas ( e de outros com real impacto no nosso futuro ) que, na popularucha tv que temos, foram substituídos pelo anestesiante futebol, não permite saber se os portugueses estarão de acordo com o desarecimento das nações numa Europa dominada pela Alemanha. Tenho dúvidas de que o povo português que nunca foi, na sua história, muito levado a internacionalismos, se reveja no discurso de Marcelo na onu, se souber o que ele realmente significa.