Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/08/2018

ESTÓRIA E MORAL: Quem quer controlar o presente tenta controlar o passado para controlar o futuro

Estória

O governo socialista espanhol ultra-minoritário de Pedro Sanchéz aprovou na sexta-feira passada um decreto para exumar o cadáver do caudillo Francisco Franco da Basílica do Vale dos Caídos.

Há quem diga que não faz sentido querer alterar o passado. Não concordo. É estúpido por ser inútil mas faz todo o sentido para esquerdalhada e por isso constitui o seu comportamento padrão em relação à História. Para não perder tempo, cito apenas a reescrita da História levada ao seu limite extremo pelo Estalinismo que apagou das fotos todos os caídos em desgraça, a começar por Leon Trotsky mandado assassinar no México.

A modificação retroactiva da narrativa histórica corresponde a uma necessidade profunda da esquerdalhada que George Orwell tão bem caracterizou no seu 1984, uma distopia inspirada na União Soviética.

Moral

1 comentário:

Anónimo disse...

Por falar em exumações (Nota: artigo de 2014):
https://elpais.com/ccaa/2014/07/18/valencia/1405708991_424402.html
É o que se chama ir à lã e vir tosquiado...