Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/08/2018

CASE STUDY: O que é assédio depende de quem assedia e de quem é assediado

Alegad@s assediador@ e assediad@
Durante três anos Avital Ronell, uma professora de língua alemã e literatura comparada da Universidade de Nova Iorque, considerada uma das estrelas mundiais na sua área e feminista emérita, assediou alegadamente por palavras escritas e faladas e actos o seu antigo aluno Nimrod Reitman a quem se referiu em emails como «o meu mais que tudo» (my most adored one), «bebê doce e fofinho» (Sweet cuddly Baby) , «cock-er spaniel» (presumivelmente um trocadilho com pénis) e «o meu espantoso e belo Nimrod» (my astounding and beautiful Nimrod).

Nimrod Reitman, actualmente professor convidado em Harvard, que é gay e casado com um homem, acusou Avital Ronell, que se declara lésbica, de o ter beijado e tocado repetidamente, exigindo que ele dormisse com ela, de lhe ter enviado emails e recusado trabalhar com ele se ele não colaborasse.

Ronell foi suspensa na Primavera com efeitos para o próximo ano lectivo por uma decisão confidencial da universidade de Nova Iorque que pouco depois foi contestada numa carta assinada por académicos, incluindo o conhecido filósofo esloveno Slavoj Žižek, e feministas proeminentes de várias universidades protestando a inocência da professora Ronnel, invocando o seu estatuto e reputação internacional e implicitando que se trata de uma caça às bruxas e que qualquer tipo de investigação é injusta.

Em conclusão, segundo aqueles académicos e feministas, o que importa não é o assédio em si. O que importa é quem assedia e quem é assediado. Outros exemplos:
  1. Não assédio - o presidente Bill Clinton obtém um blowjob de uma estagiária na sala oval; 
  2. Assédio - anos antes de meter o pé na sala oval, o presidente Donald Trump paga uma noite de sexo a uma performer porno.

1 comentário:

Ricardo disse...

Exactamente!Se dúvidas ainda houvessem.