Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)

19/08/2011

Instalando mais bombas-relógio no sistema de segurança social

Se o sistema de segurança social continuasse exactamente como está, ficaria insustentável em poucas décadas. Com as manobras de engenharia orçamental para financiar os défices do OE transferindo as responsabilidades por dezenas de milhar de pensões dos bancários cuja média é o dobro (*) da média da segurança social, em contrapartida da entrega de fundos representando responsabilidades por pensões calculadas com base em premissas de taxas de desconto, inflação futura e mortalidade provavelmente irrealistas, o resultado só pode ser antecipar o colapso.

(*) Importante é saber se a notícia é verdadeira, como tudo indica. Se é uma «notícia inflamatória» é irrelevante, mesmo se a verdade inflama mais do que a mentira,

Sem comentários: