Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/08/2011

CASE STUDY: Será a Grécia (e Portugal) a Alemanha de Leste dos anos 90?

Depois da reunificação, os salários no leste da Alemanha subiram em flecha (88% de 1990 para 1992) no sentido de alinharem com os de oeste, passando ao lado duma diferença abissal de produtividade. A falta de competitividade das empresas herdeiras do sistema comunista levou um grande número à falência e aumentou o desemprego para mais de 20%. Do ponto de vista da economia, o que se está passar na Grécia (em em Portugal) é semelhante, apesar de ter uma génese diferente.

Decorridos 20 anos, a leste da Alemanha perdeu 20% da população pela emigração e redução da fertilidade e continua com uma taxa de desemprego dupla do oeste. São más notícias para as perspectivas de recuperação da Grécia (e Portugal).

[East Germany Was and Is Greece, Matthew Dalton no WSJ]

Sem comentários: