Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/08/2011

A exportação dos centros nacionais de decisão (com um esclarecimento tardio)

«Entre Janeiro e Maio, os portugueses colocaram 1,3 mil milhões de euros em "offshores", uma subida de 700% face ao ano anterior.» Os destinos favoritos são: Ilhas Caimão, Ilha de Jersey, Ilhas Virgens Britânicas, Antilhas Holandesas, Guernsey e Bermudas.

Lembram-se dos centros nacionais de decisão, a bandeira da coligação dos empresários que venderam ou tinham esperança de vender as suas empresas à estranja com os pastorinhos da economia dos amanhãs que cantam?

Dando novos mundos ao mundo

Esclarecimento:

Do mesmo modo que compreendo e aplaudo até os trabalhadores que vendem o seu trabalho onde lhes dá mais jeito, aqui ou em qualquer outro sítio, como o vêm fazendo há séculos, também compreendo e não condeno os detentores de capital que o colocam onde lhes dá mais jeito, aqui ou na Bermudas, desde que cumpram as leis, em ambos os casos.

Pelo contrário, não aplaudo e censuro até trabalhadores ou detentores de capital que fazem grandes declarações patrióticas enquanto manobram para tentar evitar a concorrência, por exemplo criando obstáculos à imigração, uns, ou criando obstáculos à participação de estrangeiros em empresas portuguesas, outros.

Sem comentários: