Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/07/2011

Nem todos os obamas de Obama fazem felizes os obamófilos: episódio (51) – Obama aponta Portugal e Grécia como exemplos a não seguir

«We are not Greece, we are not Portugal. We have a chance to stabilise America's finances for a decade or 15 years or 20 years if we're willing to seize the moment» disse Barack Obama numa comunicação para tranquilizar os americanos (ver vídeo aqui).

Provavelmente os seus admiradores portugueses e gregos sobreviventes ficaram desapontados. Não é caso para menos. O que disse significa implicitamente Portugal e a Grécia não terem, ao contrário dos EU, nenhuma hipótese de estabilizarem as suas finanças durante uma década, 15 ou 20 anos, ainda que o quisessem.

O pior de tudo é Obama possivelmente ter razão. Pelo que sabemos da Grécia e de Portugal e, já agora, sabendo-se também a dívida pública total (federal e estadual) dos EU rondar ser inferior à portuguesa e menos de 2/3 da grega apesar do estado desastroso das suas finanças.

Sem esquecer que até o despesista Obama «apenas» quer aumentar o debt ceiling da dívida federal para USD 4 biliões ou seja menos de 30% do PIB.

Sem comentários: