Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/07/2011

Oportunidade única

O estado sucial está falido e o eleitorado pressente-o - uma percentagem próximo dos 50% aceita como bom um aumento de impostos que Passos Coelho prometeu não fazer.

O PS sofreu um rombo eleitoral e adquiriu sarna para se coçar nos próximos anos. O facto de nenhum «histórico» do PS, a começar em Mário Soares e acabar em Manuel Alegre, se apostar num dos dois candidatos mostra claramente que não acreditam na longevidade de nenhum deles. Seguro, o candidato favorito do aparelho, tem o carisma de uma alforreca e a confiança de apenas 1 em cada 5 eleitores (1/3 do score de PPC no estudo de opinião da Aximage).

A retórica da demonização do liberalismo, neo-liberalismo e ultra-liberalismo foi chumbada por um eleitorado maioritariamente colectivista e amante do estado mas cansado de demagogia e aparentemente consciente não ser possível mais do mesmo.

Por tudo isto, o governo de Passos Coelho tem a enorme responsabilidade de aproveitar uma oportunidade única na história recente do país para introduzir reformas e libertar a sociedade civil da tutela do estado omnipresente.

Sem comentários: