Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/06/2023

Com a nomenclatura política merdosa do Portugal dos Pequeninos estamo-nos a ver gregos, mas não somos vistos como tais

Como seria de esperar, com as redações dos mídia do Portugal dos Pequeninos regurgitando de jornalistas de causas da esquerdalhada, as vitórias da direita nas eleições são na melhor hipótese ignoradas e na pior adulteradas. Foi assim recentemente com as eleições regionais espanholas e foi assim menos recentemente com as eleições legislativas gregas e era aqui que queria chegar.

Na eleição do dia 21 de Maio a Nova Democracia ganhou folgadamente obtendo a mesma percentagem (quase 40%) dos votos das eleições anteriores e 146 lugares, perdendo 12 lugares. O Syriza, a versão grega do Berloque de Esquerda, obteve 32% dos votos e 71 lugares, perdendo 15. O Pasok, a versão grega do PS, obteve 8% dos votos e 41 lugares, tendo ganho 19. 

Há várias diferenças políticas entre a Grécia e Portugal e a maior diferença é provavelmente que não existe em Portugal um político de primeira linha como Kyriakos Mitsotakis, o líder da Nova Democracia, actual e futuro primeiro-ministro, como se percebe pelo seu currículo antes de se dedicar à política full time:  
  • De 1986 a 1990 - frequentou Harvard e formou-se em estudos sociais, recebendo o Prémio Hoopes e sua tese foi publicada como um livro intitulado «The Pitfalls of Foreign Policy»
  • De 1990 a 1991 - analista financeiro do Chase Bank em Londres. 
  • De 1991 a 1992 - prestou serviço militar obrigatório 
  • De 1992 a 1993 - frequentou Stanford, obtendo um mestrado Ford Dorsey em Política Internacional
  • De 1993 a 1995 - frequentou a Harvard Business School e obteve um MBA
  • De 1995 a 1997 - consultor da McKinsey em Londres para as telecomunicações e serviços financeiros
  • De 1997 a 1999 - director de investimentos na Alpha Ventures:
  • Em 1999 a 2003 - fundou a NBG Venture Capital, subsidiária de private equity e venture capital do Banco Nacional da Grécia, foi seu CEO, gerindo a sua carteira e executando transações na Grécia e nos Balcãs
  • 2003 - nomeado pelo Fórum Económico Mundial como um líder global do futuro.

1 comentário:

Camisa disse...

Pobres tugas, que apenas têm no currículo "condutores de camionetas de caixa aberta de militantes em barda para votação nas distritais"