Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/06/2023

CASE STUDY: Não é bem competitividade, é mais "competividade", como diz o Dr. Costa

A IMD publica anualmente os rankings de Competitividade, de Competitividade Digital e de Talento. Foi publicado há dias o ranking da Competitividade, ao qual já várias vezes fizemos referência. 

Depois da descida de seis lugares o ano passado, voltámos ao 39.º lugar de 2019. Mais interessante do que olhar para os rankings agregados é ver como nos posicionamos nos diversos factores.


Uma vez mais (ver por exemplo 2021) persistiram como factores mais negativos:
  • Fiscalidade
  • Finanças públicas
  • Práticas de gestão

Os dois primeiros devemos agradecer sobretudo aos governos socialistas e o terceiro à dificuldade congénita dos portugueses lidarem com exercícios de racionalidade de que a gestão é um exemplo. A esses três adicionaram-se em 2023 o Quadro Institucional e o Mercado de Trabalho, cortesia das trapalhadas do governo do Dr. Costa e das recentes alterações do Código do Trabalho, respectivamente.

Sem comentários: