Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/06/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (69b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 69a)

O socialismo do PS transformou Portugal no paraíso dos reformados abonados (continuação)

Enquanto na União Europeia a produção industrial cresceu 13,9% desde 2005, Portugal foi o país em que mais diminuiu (-18,9%) no mesmo período. Quanto à indústria de alta-tecnologia que na UE cresceu 16%, Portugal foi o quarto com menor crescimento.

Em contrapartida, o investimento directo estrangeiro (IDE) que poderia ir para a indústria (se o dinheiro fosse estúpido) está a ir para o imobiliário que assegurou uma boa parte do IDE no primeiro trimestre colocando dinheiro no bolso dos portugueses a quem depois de venderem as pratas nas últimas quatro décadas só lhes restam as casinhas. 

Key figures on European business, 2023 edition

«A educação é a nossa paixão»

A prova de aferição do 8º ano de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em formato digital pela primeira vez, foi um desastre operacional segundo o parecer da Associação Nacional dos Professores de Informática.

A bazuca está entupida. Louvai o Senhor

mais liberdade

Ainda bem por duas razões: (1) é menos dinheiro dos contribuintes deitado em cima de problemas que não serão resolvidos e (2) é menos pressão sobre a inflação.

Já se sentem os efeitos do Mais Habitação

O número de fogos licenciados para habitação aumentou nos 12 meses terminados em Março 0,7% (zero vírgula sete por cento). O investimento em construção caiu 6,5% no primeiro trimestre deste ano face ao do ano passado. Em Lisboa o número de edifícios construídos em 2016-2021 foi um terço do número de 2001-2005.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Em Outubro do ano passado foi criada a direcção executiva que salvaria o SNS da trajectória de colapso em que se encontra. Oito meses depois ainda não tem um estatuto. Talvez não precise.

Lá se vai a inovação

Com o novo sistema de patentes europeias com um registo central e um sistema único de protecção de patentes, o nossa tão louvada inovação tecnológica com patentes aceites pelos luso-critérios pode não sobreviver aos critérios da Óropa.

Cuidando da freguesia eleitoral

Com a sua base eleitoral a emagrecer, em cima das mordomias já existentes (os salários da função pública são uma vez e meia os das actividades produtivas – a que chamam “os privados”), o Dr. Costa acelera na melhoria dessas mordomias para os funcionários públicos: progressão acelerada na carreira; projecto-piloto da semana de quatro dias no sector público; salários mais altos do que os ministros para os presidentes das CCDR, um zingarelho da reforma socialista mais importante – a criação de duplicados regionais do Estado sucial.

Mais uma pescadinha de rabo na boca

É uma especialidade do governo do Dr. Costa. Ora usa o dinheiro da bazuca para uns departamentos do Estado sucial comprarem a outros departamentos, ora encarrega o Dr. Centeno, agora a descansar no BdP, de ir 1.447 vezes ao mercado para comprar 3,1 mil milhões de OT.

1 comentário:

Anónimo disse...

A economia será ciência ou apenas....Apelos talvez também.......