Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/06/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (69a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Obrigado Dr. Costa por nos ter feito crescer mais do que a Óropa

O PIB cresceu 2,5% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, graças ao Dr. Costa que fez aumentar as exportações produzindo bens (6,3%) e, sobretudo, ao turismo (20,2%) mobilizando milhões de turistas.

Infelizmente, os indígenas não corresponderam à mobilização do Dr. Costa e a procura interna caiu 0,8% e o investimento caiu 6,1%.

Cada vez mais distantes dos comedores de batatas

mais liberdade

O modelo de “desenvolvimento” do Dr. Costa tem estas consequências

mais liberdade

Quem disse que o governo do Dr. Costa não faz reformas estruturais?

Só por estes dias ficámos a conhecer duas: (1) os bebés podem não ter creches onde ser depositados, mas desde agora têm acesso gratuito ao cartão de cidadão; (2) podemos a quarta produtividade (ou “protividade” como diz o Dr. Costa) mais baixa da UE, mas a partir de hoje terá início o projecto-piloto da semana de quatro dias.

Há elefantes brancos que voam e outros que rolam

Desde 2015, a CP já bateu a TAP a torrar dinheiro com 3,6 mil milhões e este ano com mais 1,8 mil milhões.

Enquanto a CP torra a dinheiro, os seus mais de uma dezena de sindicatos convocam greves. Vai agora começar mais uma de 30 dias convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante que não aprovou o acordo da CP com os restantes.

Take Another Plan. De volta ao elefante branco voador

O Dr. Pedro Marques que, ao contrário do que parece, pode não ser totalmente destituído de inteligência, postulou na CPI da TAP que «os privados poderiam, querendo, endividar a companhia o que quisessem e no limite conduzi-la à insolvência» confundindo a gestão “dos privados” (um verdadeiro socialista reconhece-se pelo uso recorrente desta expressão) com a gestão pública.

O elefante branco social. Internacionalização? Tende misericórdia.

A internacionalização iniciada em 2021 dos jogos de apostas e da lotaria promovida pela Santa Casa Global, um spin off high tech da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, não gerou até hoje um cêntimo de receita e já torrou 20 milhões. E daí? Afinal o chamado sector da economia social também tem direito aos seus elefantes brancos.

O anúncio do fim da inflação é um pouco precipitado

A imprensa amiga titula entusiasmada «inflação desce em maio para os 4%» o que é verdade, mas não toda a verdade. A inflação está a desacelerar devido a descida dos preços da energia e da alimentação, quando se excluem estes bens a inflação da zona euro que estava em 5,0% em Outubro está agora em 5,6%. Sem esquecer que o BCE prevê que inflação não ficará abaixo de 5,3% em 2023 e 2,90% em 2024 o que terá consequências a longo prazo sobre o custo da dívida e outros pequenos detalhes. Vem a propósito referir que o próprio governo no Programa de Estabilidade 2023-2027 reconhece que os juros da dívida pública irão subir de 4,7 mil milhões em 2022 (=1,96% do PIB), para 7,4 mil milhões de euros em 2025 (=2,8% do PIB).

A justiça lusitana tarda e falha

O Dr. Zeinal Bava um dos vértices do triângulo da PT (os outros dois eram o Dr. Granadeiro e o DDT Dr. Salgado) que continua por julgar em Portugal foi o condenado pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil a uma coima de 30 milhões de euros por ter-se autoatribuído um bónus.

(Continua)

Sem comentários: