Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/06/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (19b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


O socialismo tem nos empresários o mesmo efeito da metadona nos agarrados

Em entrevista ao Expresso, o presidente da AEP (Associação Empresarial de Portugal) não pede para o governo deixar os empresários trabalhar, simplificar a burocracia, reduzir a carga fiscal, etc. Em vez disso, a criatura implora ao governo que torre 26 mil milhões (60% dos fundos comunitários) extorquidos aos contribuintes europeus (incluindo os portugueses) para “alavancar” o investimento empresarial.

Choque da realidade com a Boa Nova. O Arrendamento Acessível

Recordemos os programas de Renda Acessível lançados em concorrência pelo Dr. Medina (na altura presidente da Câmara de Lisboa) e pelo Dr. Pedro Nuno Santos (ministro das Infraestruturas), ex-putativos candidatos a sucessores do Dr. Costa, todos eles fracassados. Decorridos vários anos, o programa do Dr. Pedro Nuno tem em vigor 771-contratos-771, ou seja, 0,084% dos 921 mil arrendamentos em Portugal.

Boa Nova

Recordam-se do Banco de Fomento várias vezes anunciado para as «próximas semanas», sucedendo a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, tinha ressuscitado em 2018 e segundo o Dr. Siza já estava criado em Janeiro de 2020 e só viu a luz do dia em 2021? A última encrenca é que não há administradores que aceitem os salários que o governo oferece.

O governo anunciou que a coisa está resolvida com a eliminação do limite salarial dos gestores públicos. Suspeito que esta medida apenas servirá para pagar um salário mais elevado a um apparatchik escolhido entre os socialistas que estarão dispostos a sujeitar-se à humilhação de ser tratado como apparatchik por um governo que esperará a aprovação dos financiamentos dos projectos dos empresários amigos.

Que seria do Dr. Costa sem a mãozinha do BCE?

O ano passado o BCE aumentou em 13% para 22,6 mil milhões a compra de dívida portuguesa, o equivalente a 8,3% do stock da dívida no final do ano e a 84% das necessidades brutas de financiamento em 2021. (Relatório Anual de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – 2021)

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Prenunciando o futuro difícil dos PIGS, as yields da dívida pública italiana a 10 anos ultrapassaram 4%, o valor mais alto desde 2014 e as yields da dívida pública portuguesa a 10 anos ultrapassaram 3% pela primeira vez em 5 anos. Segundo o INE, a inflação atingiu 8% em Maio, valor mais alto desde Fevereiro de 1993. Ainda segundo dados do INE, os preços na produção industrial aumentaram 24,5% em Maio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi ver a aflição do Costa com a possibilidade da Ucrânia desviar os fundos da UE para leste.
A solidariedade só é importante quando é para receber.

Bilder disse...

O socialismo "moderno" é fantástico No meu outro blog https://novomundo111.blogspot.com/2022/06/do-totalitarismo-ao-socialismo-moderno.html