Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/04/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (9)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Agora é certo. O Dr. Costa ficará por cá mais quatro anos

Pelo menos foi isso que S. Ex.ª com as suas habilidades levou o Dr. Costa a admitir, abdicando, pelo menos adiando, in nomine, a sua eventual ascensão ao Olimpo bruxelense.

Se assim vier a ser, ficará por cá a penar as sequelas das suas políticas, potenciadas pelas sequelas da invasão da Ucrânia, e a pastorear os seus presumíveis sucessores, que vão desde o favorito Dr. Medina, a quem auguro um futuro atormentado pelos seus colegas e vigiado de perto pelo Dr. Centeno, até ao Dr. Pedro Nuno Santos, a torrar dinheiro nos comboios e na TAP nos intervalos de cultivar o aparelho socialista e cuidar do seu futuro. O Dr. Costa terá também a companhia da Dr.ª Vieira da Silva, outra favorita, na Presidência, do Dr. Cravinho nos Negócios Estrangeiros e da Dr.ª Mendes ministra Adjunta, filhos do Dr. Vieira da Silva e do Eng. Cravinho e esposa do Dr. Mendes na SE das Finanças, respectivamente.

Sem esquecer a Dr.ª Carreira na Defesa, que poderá não estar à altura de fazer da tropa fandanga umas forças armadas a sério mas seguramente aprimorará a identidade e a igualdade de "género", e não esquecendo também todos os outros militantes destacados no governo, devidamente acompanhados e acolitados respectivamente pelos independentes Dr. Costa Silva, filósofo e ministro da Economia, e pelo Dr. Adão, sociólogo e comentador residente, na pasta da Cultura Socialista.

Não se pense, porém, que a família socialista se fica pelo governo. A Dr.ª Edite Estrela da galáxia Animal Feroz, foi escolhida para vice-presidente do parlamento e o Dr. Carlos César, Filho foi proposto para a direcção da bancada socialista. Por não serem dignos da companhia da Dr.ª Estrela não foram eleitos vice-presidentes os candidatos do Chega e do IL, contrariando a prática seguida até agora.

A única incerteza está no nome do programa

Primeiro foi na SIC Notícias e chamava-se «Quadratura do Círculo» com o Dr. José Magalhães, um deputado socialista trânsfuga do PCP, mais tarde substituído pelo Dr. Jorge Coelho, um dinossáurio socialista. Três anos depois, foi dado púlpito ao Dr. Costa, à época na câmara de Lisboa, para o ajudar a apear o Dr. Seguro. Seis anos depois, apeado o Dr. Seguro, o Dr. Costa foi entronizado secretário-geral socialista e o Dr. Coelho substituiu-o. Decorridos cinco anos, o programa passou-se para a TVI24 e mudou de nome para «Circulatura do Quadrado». No ano seguinte o Dr. Coelho faleceu e, sucumbindo a l'air du temps, o Dr. Pacheco Pereira substituí-o por uma pessoa com útero, a Dr.ª Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS. Mais tarde o programa foi rebaptizado para «O Princípio da Incerteza» e passou-se para a CNN. Com a ascensão da Dr.ª Mendes ao governo, sucedeu-lhe a Dr.ª Alexandra Leitão, que acabara de sair do governo cessante. Estranhamente, nem a «Quadratura do Círculo» nem nenhum dos seus sucessores contou para o tempo de antena do PS, nem o Dr. Pereira se demitiu de militante do PSD e se inscreveu no PS. Ainda está a tempo de ficar sob a tutela do Dr. Adão.

Tirem-me deste país ou a Justiça ultrapassada pela morte

Faleceu o médico Dr. Ferreira Diniz, condenado por pedofilia em 2010 no processo Casa Pia que decorreu desde 2002. O Dr. Ferreira Diniz foi expulso da Ordem dos Médicos em 2015, cinco depois de ter sido condenado, mas continuou a exercer medicina porque a sua expulsão por pouco não o apanhava já na urna, visto só ter entrado em vigor o mês passado. Longa vida ao Dr. Salgado, ao Dr. Pinho e ao Eng. Sócrates para que a Justiça os alcance.

Take Another Plan. Delícias de uma companhia de bandeira

O plano de reestruturação aprovado pela CE obrigou a TAP a vender 14 dos 108 aviões. Pouco tempo depois o governo aprovou a compra de 6 novos aviões que eram para chegar em Outubro mas só chegaram dois em Março. Por isso, a TAP alugou quatro aviões com as respectivas tripulações o que levou os sindicatos a protestar por haver pilotos de sobra. Ninguém pergunta porque diabo a CE mandou vender 14 aviões se eram precisos, talvez porque a resposta seria embaraçosa. Presumivelmente, porque com os indicadores dos operadores normais, digamos assim, para as rotas previstas 94 aviões seriam suficientes. A CE ignorou que a TAP não é um operador normal, é uma empresa do Estado sucialista, tutelada pelo Dr. Pedro Nuno "Perninhas dos Banqueiros a Tremer" Santos. Seja como for, não vos preocupeis porque já estão a caminho mais 600 milhões para torrar no elefante branco.

No Estado Sucial não há conflito de interesse. Há interesses em conflito

Confrontada com as consequências da aplicação da Lei da Nacionalidade que deu a nacionalidade ao oligarca-cleptocrata Abramovitch, a Dr. Constança Urbano de Sousa , ex-ministra da Administração Interna, queixou-se que foi pressionada para não alterar a lei por dois virtuosos socialistas, a Dr.ª Maria de Belém e o Poeta Alegre, entre outros.

Boa Nova

O ministério do Dr. Pedro Nuno anunciou que franceses e chineses que concorrem ao fornecimento de comboios à CP se comprometem a fabricá-los em Portugal. Aparte o verbo fabricar, que deveria ser montar, isto é, se for, este é o sétimo ano que o Dr. Pedro anuncia comboios o que, indubitavelmente, o qualificaria melhor para o ministério dos Anúncios do que para o das Infraestruturas.

O governo também anuncia que a carga fiscal descerá de 35,2% do PIB em 2022 para 34% em 2026. Ficai felizes se não subir.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

Pelo 6.º ano consecutivo o investimento público orçamentado não foi executado. Apesar disso, congratula-se um jornal, «supera pela primeira vez o último ano de Passos», o que é um enorme feito, visto que se tratava de um governo "neoliberal" que em pleno resgaste da bancarrota socialista pretendia escavacar o Estado sucial.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Recapitulando, em 2002 Portugal, com 85% da média da UE, tinha o 15.º PIB per capita PPC. Vinte anos depois estava em 21.º abaixo dos 75%.

Fonte

Como se fosse pouco, ficamos a saber pelo estudo da Nova SBE que sem os fundos europeus a convergência que se verificou no período 2014-2019 não se teria verificado.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Se há coisa que cresce inabalada é a dívida pública que em Fevereiro subiu 2,8 mil milhões para 274,8 mil milhões. É uma das grandes realizações do Dr. Costa que recebeu em 2015 uma dívida de 236 mil milhões e com grande afinco em apenas 6 anos conseguiu aumentá-la em quase 40 mil milhões. Não o podemos deixar ir para Bruxelas.

Já é o mafarrico, e já se sente o cheiro das brasas

Segundo as previsões da Economist Intelligence Unit, actualizadas após a invasão da Ucrânia, o preço das matérias-primas, incluindo minerais, cereais e combustíveis, continuará elevado durante meses, as cadeias de distribuição continuarão em ruptura, a inflação global subirá acima de 6% e o crescimento da Europa cairá para metade. A confirmar essas previsões a taxa de inflação da Zona Euro subiu em Março para 7,5% e por cá subiu para 5,3%.

Daqui a quatro anos não nos venham dizer que a culpa foi da pandemia e da crise dos combustíveis

O Plano de Estabilidade 2022-2026 enviado ao parlamento, o impacto orçamental total das medidas
de emergência covid-19 e da crise energética representam 2.752 milhões de euros ou 1,2% do PIB.

2 comentários:

o Inopinado do rato disse...

Tudo gente recomendável, a começar pelo "poucochinho" e a passar pelo "calhau da sucata" e a terminar na "donzela da concha".
Habilitados, ou melhor, habilitados na Escola do Rato, com mestrado na "JS" e larga experiência profissional no xuxialismo (nenhuma outra tarefa laboral se lhes conhece) são o garante seguro da caminhada para a banca esburacada e ainda por cima com a rédea de Sua Excelência vislumbra-se futuro risonho

Vasco Silveira disse...

"... para torrar no elefante branco."

Caro Senhor
Como diria George Best, o dinheiro no Elefante Branco nunca seria mal gasto (torrado).
Infelizmente é na TAP que ele é mal gasto, sobretudo porque o dinheiro não é do Troglodita Até as Pernas lhes Tremem Santos, mas seu, e meu, e sobretudo dos nossos filhos e netos. Azar o nosso...

Cumprimentos

Vasco Silveira