Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/04/2022

DIÁRIO DE BORDO: "A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida"

 

Em 2018, Valentyn Vasyanovych, um realizador ucraniano, rodou "Atlantis" um filme de baixo orçamento com argumento da sua autoria, cuja acção se passa em 2025 na cidade de Mariupol (a cidade até agora mais destruída pela tropa russa), após uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia, a que uma Ucrânia devastada conseguiu sobreviver. Serhiy. O personagem central é um soldado que sofre da Síndrome de Stress Pós-traumático.

O filme teve alguns prémios em vários festivais, incluindo o de Veneza, mas até ao início da invasão russa não despertou interesse dos distribuidores que o consideraram distópico e sombrio. Depois da invasão suscitou um interesse crescente e passou a estar disponível em streaming na Amazon Prime, HBO Max e será exibido em cinemas do Japão e na Itália.

Em plena guerra, o realizador Valentyn Vasyanovych e o produtor Vladimir Yatsenko estão filmar documentários em Kiev, mas receberam instrução e estão preparados para combater com armas antitanques doadas à Ucrânia pela Grã-Bretanha. 

Sem comentários: