Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/01/2020

SERVIÇO PÚBLICO: A política americana para o Médio Oriente é cristalina

Carta publicada pelo Daily Mail em 05-09-2014
O recorte acima chegou-me por WhatsApp ontem. A carta de Aubrey Bailey está tão actual hoje como há cinco anos quando foi publicada.

Declaração de interesse: este blogue apoiou em 2003 a operação Shock and Awe, o derrube de Saddam Hussein e a tentativa de instauração de um regime democrático no Iraque no pressuposto de que o regime iraquiano de então constituía uma séria ameaça para a paz. O tempo foi mostrando ter sido um erro estratégico porque o resultado parece ser uma ameaça para a paz ainda maior. A democracia liberal não é exportável e a emenda pode ter sido pior do que o soneto.

Aditamento:
Um agradecimento ao comentador e um esclarecimento a este comentário. Um agradecimento por nos ter promovido a «merceeiros reverenciados», nós que até aqui éramos apenas merceeiros. Um esclarecimento porque não é só à nossa considerável ignorância que se deve a falta de gosto pela política como arte milenar de mentir com arte, é mais pelo que a história nos mostra dos resultados nas nações governadas por essas caricaturas de Príncipes sem Maquiavel. Cristo está morto, Nietzsche está morto, Marx está morto e Maquiavel já estava morto há mais tempo. Sobra Vladimir Putin, Xi Jinping e vários palhaços.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aí está.
Acredito que vós sois nitidamente bons em assuntos de dinheiros, contas de governos e de ministros — não são mais do que merceeiros reverenciados.
Mas esta 'confissão' já eu a esperava há anos: vós nada percebeis de política.
Esta é a arte milenar de mentir com arte.

Para mim, na Europa só há duas nações que sabem de política: Inglaterra (não escrevi RU) e Rússia. E, no resto do planeta, a China que, com enorme vantagem numérica de famintos, nunca saiu do seu território, excepto para tomar posse do Nepal para 'acalmar' a Índia que lhes podia entrar pelos fundilhos.
Os EUA lá vão patinando e patinhando porque descendem de foragidos (por crimes e roubos, religião, & all),

Olhai para o que não é dito e sabei esperar uns anos para ver os resultados.
Por exemplo, agora vale a pena consultar os escritos de Lincoln e de Gandhi para se entender quem foram.

Abraço