Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/01/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (14)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Cada Estado tem a justiça que merece

No caso do Estado Sucial do Portugal dos Pequeninos a instrução dos processos de criminalidade grave ou organizada está entregue ao Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC, ou, na gíria do juridiquês, o Ticão) que dispõe de 2-juízes-2. Em média são produzidos processos que enchem vários milhares de páginas e consomem meia dúzia de anos para preparar a acusação. A distribuição dos processos pelos 2-juízes-2 é feita por um algoritmo que se suporia de Inteligência Artificial mas na verdade está mais próximo da Estupidez Natural porque, segundo o jornal SOL, «chega a dar erro oito vezes antes de escolher o nome do juiz».

Perante este estado de coisas da justiça, em boa verdade co-responsabilidade dos socialistas do PS e dos socialistas do PS-D, não é preciso ser-se adepto das teorias da conspiração para suspeitar que há  razões inconfessáveis da nomenclatura governativa que podem explicar a falta de vontade de mudar esse estado da justiça.

O passado persegue o Dr. Costa

No tempo em que o Dr. Costa foi MAI do Eng. Sócrates adjudicou a compra dos helicópteros russos Kamov de combate aos incêndios florestais, compra que foi decidida por um júri de que fez parte o Dr. Lacerda Machado, um conhecido amigo do Dr. Costa que também foi administrador da Geocapital, parceira da TAP na compra catastrófica da Varig Engenharia e Manutenção, advogado da Motorola que venceu o concurso do SIRESP e actualmente reside no conselho de administração da TAP, depois de ter aconselhado o governo sobre a reversão da privatização parcial.

Desde então, os benditos Kamov estiveram quase sempre avariados e estão absolutamente parados há dois anos. Como se fosse pouco, a Everjets, a empresa que foi contratada em 2014 para a operação dos helicópteros apresentou em 2018 por exigência da Protecção Civil uma garantia bancária falsa, descobriu agora o semanário de reverência, com dois anos de atraso em relação à TVI.

«O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre»

Só o futuro poderá confirmar se o pensamento em epígrafe de Aristóteles se aplica inteiramente a Medina. Por agora, podemos garantir que o discípulo se esforça e disso são exemplos o programa de renda acessível, essencialmente operação de propaganda sem resultados práticos, e agora a Lisboa Capital Verde Europeia que, entre outras iniciativas importantíssimas, inclui a construção de uma praia artificial no Tejo, cuja falta era sentida por todos os que vivem e se deslocam em Lisboa, sobretudo quando sob a canícula de Verão dentro de um carro encalhado num dos frequentes engarrafamentos na 77.ª cidade mais congestionada do mundo (em 403), a par com Nizhny Novgorod na Putinlândia.

«Em defesa do SNS, sempre»

Por falar em discípulo, do ponto de vista da propaganda e da auto-promoção, devemos conceder ao Ronaldo das Finanças um lugar de destaque no firmamento socialista e, talvez por isso, o Dr. Costa ande com ele de candeia às avessas. Mostrando os seus dotes, o Dr. Centeno não tem qualquer dificuldade em garantir que o agonizante SNS «nunca teve tantos recursos como nos últimos quatro anos» o que não sendo mentira omite que 56% do aumento de 1,7 mil milhões de euros da despesas do SNS em 2019 em relação a 2015 têm origem no aumento da despesa com pessoal resultante da redução das 40 para 35 horas, redução que segundo os Drs. Costa e Centeno não teria impacto orçamental.

Em consequência da abundância de dinheiro, os serviços do SNS degradaram-se ao ponto dos "utentes" desatarem a agredir os profissionais de saúde o que motivou várias iniciativas prontas e enérgicas para resolver o problema, por exemplo: montar uma «estratégia até ao final do mês de Janeiro», a cargo da ministra que canta a Internacional Socialista para se descontrair, ou «acções de formação de defesa pessoal e porte de meios de defesa pessoal» propostas pelo Sindicato Independente dos Médicos.

«Temos resultados, temos contas certas» 

Infelizmente para o Dr. Centeno a UTAO não parece ser fã do seu alegado rigor e aponta-lhe o dedo para uma diferença de 255 milhões de euros no excedente previsto no OE 2020, suborçamentação das despesas com pessoal, reservas sobre o aumento no investimento, diferenças nas medidas dos anos anteriores e das novas medidas e aumento de 50% das «dotações centralizadas» - eufemismo para designar uma espécie de "saco azul" controlado directamente pelo ministro.

Já virámos a página da austeridade

Por enquanto o ilusionismo do Dr. Costa ainda não é perfeito. Por isso, de vez em quando emergem os casos de organismos sem dinheiro, como os Institutos de Castelo Branco, Santarém e Tomar que não conseguem para salários. E, como medida de prudência para o futuro, no OE 2020 o Dr. Centeno "cativou" 2,8 mil milhões da despesa.

O crescimento é "poucochinho"

O Dr. Costa costuma comparar-se com um campeonato onde não participa. No campeonato onde concorre Portugal o crescimento é "poucochinho", como ele diria se não fosse ilusionista.

Apud Insurgente
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos

Quando leio nos jornais as notícias sobre o comércio externo lembro-me, vá-se lá saber porquê, das notícias sobre os yields da dívida pública durante o consolado do Sr. Eng. Sócrates que ora subiam um dia para no outro descerem, induzindo as meninges dos leitores que a coisa estava mais ou menos estável. Quando finalmente o Sr. Eng. mandou o ajudante das Finanças pedir o resgate, o povo incréu acordou com os yields na estratosfera. Vem isto a propósito do anúncio do crescimento das exportações em Novembro «seis vezes mais do que importações» induzido pelo sector automóvel. Quando olhamos para o comparativo anual no gráfico seguinte verifica-se que o défice acumulado da balança comercial tem vindo a crescer todos os meses nos quatro últimos anos.

Jornal Eco
E o futuro antecipado pelas expectativas das empresas de abrandamento do crescimento das exportações pode ainda ser menos risonho, sem esquecer que a volatilidade do turismo não garante que continue a salvar a balança de transacções correntes.

Acresce que a redução do desemprego, que à míngua do aumento da produtividade tem sido um do sustentáculo do magro crescimento, está a atingir o seu limite e o desemprego até subiu ligeiramente em Novembro para 6,7%.

O choque da realidade com a Boa Nova

A Boa Nova foi anunciada em Fevereiro: 104 milhões de euros (três quartos dos quais destinados à área metropolitana de Lisboa) para permitir reduzir o preço dos passes sociais, de onde resultariam mais 100 mil pessoas por ano nos transportes públicos, mais 63 milhões de viagens e menos 72 mil toneladas de dióxido de carbono. O Dr. Costa inspirando ainda multiplicou as promessas tirando da cartola as coisas mirabolantes aqui descritas.

A parte do aumento da procura do transporte público até é possível que venha a ser atingida com os reformados e ociosos que passaram a usá-lo. Quanto à redução das emissões deve ser uma fábula porque no caso de Lisboa provavelmente a redução das entradas de veículos não ultrapassará os 3-4%.

As greves e manifs são legítimas? Depende

No caso da greve nacional de educadores e professores convocada para 31 Janeiro pela Fenprof, uma federação sindical devidamente certificada, não se coloca a questão da ilegitimidade das greves dos motoristas de matérias perigosas convocadas por sindicatos desalinhados.

Sem comentários: