Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/01/2020

Títulos inspirados (89) - A arte de titular com objectividade

Segundo palavras do próprio Diário de Notícias: «Os deputados parlamentares chavistas elegeram este domingo, 5 de janeiro, Luis Parra como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, perante o protesto do anterior líder, Juan Guaidó, impedido de entrar, durante horas, pela polícia. Com vários deputados da oposição ao regime do Presidente eleito, Nicolas Maduro, detidos fora do edifício do parlamento pela polícia, Luis Parra, antigo elemento do partido Primeiro Justiça (opositor de Maduro e rival de Guaidó) foi hoje escolhido presidente da Assembleia Nacional.»

Qual o título mais adequado que um diário da manhã escolheria para esta peça? «Luis Parra eleito líder da Assembleia Nacional da Venezuela na ausência de Guaidó», pois claro. Então não é verdade que Juan Guaidó estava ausente? Sem dúvida e é evidentemente mais objectivo e apropriado para um título de uma notícia que se quer neutra e imparcial do que «impedido de entrar pela polícia».

Sem comentários: