Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/01/2020

A aldrabice é universal mas há uns mais aldrabões do que outros

Três investigadores inseriram uma secção num inquérito a 40.000 estudantes adolescentes em nove países de língua inglesa para descobrir quem são os campeões da aldrabice. Nessa secção perguntava-se aos alunos o seu entendimento de 16 conceitos matemáticos dos quais três eram inexistentes: “proper number”, “subjunctive scaling” and “declarative fraction”.

Who are the biggest bullshitters?
Os resultados do inquérito mostraram diferenças significativas, como se pode ver no diagrama. Os adolescentes canadianos e americanos mostraram-se os maiores aldrabões, em contraste com irlandeses e escoceses que admitiram frequentemente a sua ignorância sobre os três conceitos falsos. A mesma admissão se verificou com as raparigas, os pobres e os naturais do país em contraste com, respectivamente, os rapazes, os ricos e os imigrantes, que frequentemente tentaram esconder a sua ignorância.

Até a contar tretas os sexos, os ricos e os pobres são diferentes e as idiossincrasias nacionais divergem.

3 comentários:

Mauritano disse...

De acordo com o gráfico, a percentagem do sexo masculino foi igual à do sexo feminino (não estou a falar de géneros ), ups!

Mauritano disse...

Sorry, my mistake, LOL

Anónimo disse...

Eu pergunto me qual a percentagem destes entrevistados eram de origem Europeia...

Eu pergunto em se o leitor tem capacidade de tirar as suas conclusoes quento as diferentes probabilidades dos entrevistados serem de origem Europeia na Escocia e nas grandes metropoles do Canada como Toronto.

Cumprimentos,
IRF