Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/05/2011

CASE STUDY: Here we are, still (2)

[Continuação de (1)]

Às vozes do costume, juntou-se agora a voz de José Sócrates, aqui preventivamente registada, a garantir que em «nenhuma circunstância» pedirá a reestruturação da dívida. Podeis dizer que a voz dele vale o que vale, ou seja nada, mas o certo é que um terço do eleitorado parece continuar a dar-lhe crédito, seja por necessidade, para manter a sinecura, seja por falta de informação ou esclarecimento.

Como alguém tem que dar as más notícias, aqui vai. Há meses o (Im)pertinências vem referindo que a reestruturação é praticamente inevitável pela simples razão que Portugal não tem condições para pagar a dívida actual nas condições actuais, adicionada dos 78 milhões previstos no bailout. Essa é também a percepção dos investidores - no cânone esquerdizante chamados especuladores, o que não é exacto por quem especula são os lunáticos da esquerdalhada que não investem um cêntimo nas suas especulações; ao contrário, os chamados especuladores metem o dinheiro onde põem a boca.

De facto, segundo o inquérito da Bloomberg quase 60% dos investidores, ou especuladores, se preferirem, consideram provável o incumprimento já depois do bailout do FNI/CE/BCE, contra apenas cerca de 1/3 há um ano. Isso explica a evolução dos yields, sobretudo dos prazos mais curtos, os quais nas últimas semanas têm oscilado na faixa dos 11-12%, apesar da assinatura do Memorandum of Understanding e das boas notícias plantadas pelo governo e das notícias apaziguadoras da troika. Como costuma dizer-se, o que tem que ser tem muita força.

Sem comentários: