Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/05/2011

DIÁRIO DE BORDO: O celibato dos padres e o estado moderno

Segundo uma review da Economist, Francis Fukuyama defende no seu recente The Origins of Political Order: from Prehuman Times to The French Revolution uma interessante explicação para o celibato dos padres que, como se sabe e diferentemente da ideia generalizada, só se tornou obrigatório no século XI com as reformas introduzidas pelo papa Gregório VII. Segundo Fukuyama o celibato obrigatório dos padres foi uma arma importante para o combate à corrupção e ao rent-seeking na igreja católica o que trouxe à igreja uma maior força moral e um papel determinante na evolução posterior do estado e das instituições seculares, contribuindo para dotar as sociedades ocidentais de 3 componentes essenciais para as criar as vantagens competitivas que estão na base do seu sucesso: um estado forte, o primado da lei e a obrigação dos governantes prestarem contas.

Terá sido pela falta desses componentes que o estado português está mais próximo dum estado falhado do que dum estado de sucesso? E terá sido pelos padres portugueses, segundo a lenda, terem fama de grandes femeeiros?

Sem comentários: