Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/05/2011

Resposta do Povo Finlandês à carta aberta do correspondente português da TSF

Caro Senhor Hélder Fernandes,

Recebemos a sua carta aberta ao Povo Finlandês que lemos atentamente. Queremos aproveitar para agradecer a generosidade do Povo Português, na altura tão pobre e sob um regime fascista, por ocasião da invasão do nosso País pelo exército soviético em 1940. Estamos também gratos pelos muitos milhões de telemóveis que generosamente compraram nas 2 últimas décadas à Nokia, agravando o problema que agora vos aflige.

Se o Povo Português estivesse a ser invadido uma vez mais pela vizinha Espanha ou pela França, como o foi várias vezes no passado, nós, o Povo Finlandês, teríamos a obrigação de secundar o Povo Inglês, e de vos socorrer, retribuindo a vossa ajuda de há 70 anos. Também contariam com a nossa solidariedade se tivessem sido atingidos por um novo terramoto de 1755, um tsunami ou qualquer outra catástrofe imprevisível para a qual não tivessem contribuído.

Porém, tal não é o caso. E do mesmo modo como temos a certeza que o Povo Português não estaria disponível em 1940 para nos enviar cobertores, casacos, sapatos, casacões e sacos de trigo e de arroz se, em vez de invadidos por bárbaros, tivéssemos sido invadidos por carros alemães, plasmas japoneses e coreanos, iPods e tabletes americanas e ocupados por primeiras, segundas e terceiras casas e coberto o nosso sagrado solo por revestimento betuminoso de auto-estradas - dizem-nos ser Portugal o 9.º país do mundo com melhor cobertura rodoviária e o 4.º com mais automóveis por 100 habitantes. Foi isso, segundo também julgamos saber, que aconteceu, agravado por líderes políticos incapazes e corruptos, por vós livremente escolhidos durante 3 décadas. E foi isso que vos conduziu, dia após dia, mês após mês, durante essas 3 décadas, ao estado de insolvência em que vos encontrais, situação com a qual agora fundamentais o vosso direito adquirido a ajuda financeira.

É por isso que só vos podemos oferecer o nosso exemplo de esforço num clima adverso e com um solo sem recursos, onde com muito trabalho, diligência e integridade, e sem colónias, conseguimos construir um país bem sucedido, com uma juventude educada e profissionalmente bem preparada e com elites responsáveis que prestam contas ao Povo – em suma, um País com uma elevada qualidade de vida onde vale a pena viver e um dos 10 países maiores contribuintes para a ajuda humanitária. É claro que sempre podemos oferecer uma pequena ajuda adicional passando férias no vosso País com esse sol acolhedor e belas praias - se estas ainda resistirem ao urbanismo selvagem, à incúria e ao desleixo.

O Povo Finlandês

Post Scriptum
Este nosso agradecimento ao Povo Português exclui os militantes, simpatizantes e eleitores do PCP e do Bloco de Esquerda, uns porque ainda hoje glorificam o bolchevismo que na sua versão estalinista nos invadiu em 1940 e os outros porque pensam que o bolchevismo não foi suficientemente longe e todos porque se fossem vivos nessa época teriam aplaudido a invasão da nossa Pátria por esses bárbaros.

Sem comentários: