Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/04/2010

SERVIÇO PÚBLICO: façam os trabalhos de casa

«O FMI revela que, entre o final de 2008 e o início de 2009, entre os países europeus que mais poderiam colocar em risco a retoma económica figuravam os nomes da Áustria, Irlanda, Itália e Holanda. Uma selecção que derivava em grande parte da exposição que o seu sector financeiro apresentava em relação aos países de Leste. Face ao apoio que tiveram de dar para limpar o seu sistema bancário, seria de esperar que fossem estes países a apresentar os maiores desequilíbrios das contas públicas, designadamente ao nível do endividamento. Mas não foi isso que aconteceu. É verdade que foi em muitos destes países que a dívida pública mais aumentou entre 2007 e 2010, segundo as previsões da Comissão Europeia, mas é na Grécia, Itália e Portugal que se encontram os maiores níveis de endividamento público em 2010. Ora, segundo o FMI, hoje, Grécia, Portugal, Espanha e Itália são precisamente os países que mais ameaçam a zona euro, não por qualquer exposição da banca a regiões de maior risco, mas porque os seus Estados apresentam grandes desequilíbrios orçamentais e elevados níveis de dívida pública, sendo eles próprios o principal factor de risco.

O que o FMI vem, assim, mostrar é apenas um exemplo daquilo que muitos economistas já repetiram à exaustão. Quem tinha as contas públicas em ordem antes da actual crise conseguiu passar por ela de forma muito mais fácil, podendo, inclusive, ajudar mais a sua economia do que os países que não fizeram o trabalho de casa. Portugal, infelizmente, está no grupo destes últimos. E é também por isso que hoje, por mais que os membros do Governo ou o Presidente da República gritem que Portugal não é a Grécia ou que não estamos na bancarrota que os mercados teimam em nos colar aos gregos.»


[A diferença de quem fez os trabalhos de casa, Vítor Costa no DE]

Sem comentários: