Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/04/2010

LA DONNA E UN ANIMALE STRAVAGANTE: não se deixem levar pelas aparências

Segundo as conclusões, a partir das respostas de 4.800 mulheres de 30 países diferentes, do estudo de Ben Jones e Lisa de Bruine da universidade de Aberdeen, quanto melhores são as condições de saúde e higiénico-sanitárias maior é a preferência das mulheres por homens efeminados aos quais podemos chamar, eufemísticamente, metrossexuais. Inversamente, quanto piores são essas condições, maior é a preferência por homens com aspecto a condizer.

Na medida em que as condições de saúde e higiénico-sanitárias apresentam uma elevada correlação com o nível de vida, podemos concluir que quanto mais ricos são os países mais as mulheres preferem homens efeminados. Do mesmo modo, na medida em que o resultado de condições de saúde e higiénico-sanitárias deficientes é maior incidência de doenças, mortalidade infantil e mortalidade em geral mais altas e, consequentemente, menor esperança de vida, podemos concluir que por alguma razão as mulheres nessas situações tendem a preferir o macho man ou, devido à escassez de oferta, a criatura disponível mais parecida que encontrarem.

A explicação para estes comportamentos, segundo a psicologia evolucionária (já estou a ouvir o bando do politicamente correcto a ranger os dentes), é que sendo o património genético dos homens com aspecto masculino de melhor qualidade, num ambiente em que as condições para criar os seus filhos são deficientes, as mulheres tenderão a privilegiar os genes que melhor protegem a sua prole. Se for assim, isso significará que o património genético das sociedades afluentes tenderá a perder qualidade porque o mulherio ao preferir o homem metrossexual reduz as oportunidades para o macho man fazer perdurar os seus melhores genes. Não se pode ter tudo, não é verdade?

[Para mais pormenores ler aqui]

Metrossexual com genes fraquitos

Sem comentários: