Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/04/2010

ARTIGO DEFUNTO: há muito mais de 19% de polícias e jornalistas com inumeracia

Segunda a Escola da PJ, citada pelo DN, 19% dos pais biológicos são incestuosos. Esperei ouvir os protestos dos gentios que têm exigido a demissão do papa pelos casos de pedofilia em papados anteriores a exigir igualmente a demissão retroactiva de todos os órgãos de soberania, pelo menos desde a primeira data de que a Escola da PJ tem estatísticas. Como às minhas angústias apenas respondeu o silêncio, deixei passar um período de nojo de 48 horas e dei comigo a efabular.

Como terão os polícias matemáticos chegado aos 19%? Segundo o DN, terão partido duma amostra de 131 casos onde, de acordo com a aritmética mais elementar, terão encontrado 25 incestuosos. Saberão os polícias matemáticos que uma amostra é um subconjunto duma população? E que nestas coisas de inferências estatísticas as boas práticas recomendam que se usem amostras aleatórias? Qual é a população de onde os polícias matemáticos extraíram os 131 casos? Suspeito que deve ser o universo dos casos na PJ com suspeitas de incesto. E qual o processo de extracção da amostra que usaram? Suspeito que abriram a gaveta dos casos suspeitas de incesto e contaram os primeiros 131.

Em conclusão, temos um dilema: ou bem que mandamos os judites e os jornalistas para escola básica aprenderem a tabuada (parece-me uma boa ideia começar por aí nestes casos desesperados) ou bem que os 81% de pais que não fornicam os seus filhos biológicos recusam partilhar o país com os 19% incestuosos e abandonam-no, obrigando os incestuosos a ficar para pagar a dívida pública - sendo cerca de um milhão e meio a coisa fica-lhes por uns meros 85 mil por cabeça o que até nem é pena muito grande para quem fornica os filhos.

Sem comentários: