Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/04/2010

De reforma em reforma até à falência do sistema

Nos últimos 15 anos já tivemos, salvo erro, 3 reformas do sistema de segurança social todas anunciadas como perenes - a do governo Guterres I foi anunciada pelo próprio para durar 50 anos. Quando foi criado o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) foi-nos prometido que iria engrossar todos os anos até conseguir o milagre de garantir a sustentabilidade do sistema.

Actualmente o FEFSS deve andar pelos 6 mil milhões de euros ou cerca de 4% do PIB. Há poucos meses o OE 2010 estimava em o valor do Fundo em 2050 em 17,9 mil milhões de euros correspondentes a cerca 5% do PIB. Isto só por si seria preocupante porque em 2050 os encargos da segurança social terão crescido exponencialmente devido ao envelhecimento da população. Com o PEC, o governo revela-nos poucos meses depois que o FEFSS estará esgotado em 2050.


Hoje é dia das mentiras e esta previsão do governo pode parecer mentira, e até pode ser mentira, mas a verdade será sempre pior do que a mentira.

Sem comentários: