Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/11/2004

BLOGARIDADES: Trasladação de VALETE FRATES! seguida dos limites à inteligência da esquerda inteligente.

O VALETE FRATES!, um «Blog filo-americano, anti-comunista e defensor da economia de mercado» e «papista», residente no «Repositório Liberal» aqui ao lado, teve o seu passamento no dia 3. Já tratei da sua trasladação para a campa «Baixas em combate», onde fica em boa companhia.

A Praia, o único blogue residente na secção «Espécies Ameaçadas», mais abaixo, exemplifica aqui como há um limite para tudo na vida. Por exemplo, para a inteligência da esquerda inteligente, que não resiste a insinuar a estupidez dos que escolhem o que ela rejeita («mesmo os apoiantes de Bush devem dar-se conta»), como se fosse o Impertinências nos seus piores dias.

Esquerda inteligente (segundo o Glossário)
Há quem defenda que existe uma contradição nos termos esquerda e inteligente. Mas são fanáticos de direita a quem não devemos emprestar os ouvidos.
Definir esquerda é complicado, mas é possível formular a coisa duma forma simples. Para mim, esquerda é o credo que sacrifica a liberdade em nome da igualdade, na dúvida (esquerda «democrática») ou sempre (a «outra» esquerda). Dependendo do tamanho da certeza ou da dúvida, podemos aqui meter toda a gente de esquerda – desde o doutor José Estaline, que nunca tinha dúvidas e raramente se enganava, até ao engenheiro Guterres, que só tinha dúvidas e estava sempre a enganar-se.
Definir inteligente é estupidamente difícil. Para simplificar, inteligente é aquilo que consigo suportar sem agonia – é um bocado subjectivo, mas o blogue é meu.

Sem comentários: