Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/11/2004

ESTÓRIA E MORAL: O curriculum não engana. (ACTUALIZADO)

Estória
De acordo com a sondagem da Universidade Católica citada pelo PÚBLICO, o governo do doutor Santana Lopes é mau ou muito mau para 55% dos inquiridos, o que bate o recorde anterior (52%) de Julho de 2001 no 2.º consolado do engenheiro Guterres.

Aparentemente, não haveria razões para surpresas. Só algumas luminárias escreventes nos jornais lhe anunciavam um futuro radioso e a generalidade dos comentadores não dava um chavo pelas suas competências. Quem conhecesse o curriculum do doutor Lopes não deveria esperar grande coisa ou coisa muito diferente. Apesar disso, 50% dos inquiridos parecem ter sido surpreendidos queixando-se do governo ser "pior do que esperava". Isto não é culpa do doutor Lopes que, esforçadamente, nos últimos vinte anos, tornou a sua vida o mais pública possível.

Em conclusão, na melhor hipótese, os portugueses talvez retirem do consolado do doutor Lopes as devidas consequências e, após o máximo de 2 anos de desgovernação, dão-lhe guia de marcha para o limbo da política, por uma década. Apesar de ser um preço bastante alto, tenho que concordar que será preferível a uma legislatura completa.

Moral
É possível enganar toda a gente durante algum tempo e é possível enganar alguns toda a vida, mas não é possível enganar todos para sempre.

ACTUALIZAÇÃO:
Mais depressa eu escrevesse este post (era para ser de manhã), mais depressa o doutor Sampaio, roído de arrependimento há dois meses, entregava a guia de marcha ao doutor Lopes. Mas, não se engane o doutor Sampaio, a capacidade de vitimização do Lóló é quase infinita, bem como a parvoíce do bom povo.

Sem comentários: