Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/11/2003

Avaliação contínua: A fome e a fartura.

Secção Frases assassinas
O empresário brasileiro António Ermírio de Morais disse à revista Veja:
A ideia do Fome Zero é péssima. Lido com gente pobre há muitas décadas no meu grupo empresarial e na Beneficência Portuguesa. Pobre não quer esmola. Quer emprego. Um ou outro malandro está sempre pensando em maneiras de aumentar seus ganhos sem fazer nada, sem dar nada em troca. Mas, graças a Deus, no Brasil esse tipo de gente é minoria. Os homens de bem querem um emprego, querem criar a família com o fruto do seu trabalho. O Governo teria de estar focado em um programa de desemprego zero. A esmola do Fome Zero gera dependência. Já o emprego torna a pessoa independente do Governo. Não sei qual seria a intenção do Governo de criar legiões de dependentes. Espero que isso não tenha implicação eleiçoeira, o que seria um retrocesso desastroso.
3 afonsos para o Sr. António, com os agradecimentos do Impertinente, por ter dito quase tudo o que havia a dizer sobre o assunto em 7 linhas. 5 chateaubriands para o PT que, à força de tanto amar os pobrezinhos, não quer acabar com a pobreza.

Secção Idiotas Inúteis
Nas Impertinências já foi abordado o tema da luta dos estudantes contra o aumento das propinas. Mais uma vez os rapazes voltaram a sair ontem para a rua, desta vez munidos com 8.000 apitos. Um dos líderes falou assim para o Público Milhares de alunos pretendem demonstrar a uma só voz que estão contra o pacote para o ensino superior. (Os estudantes) ... não vão abandonar a luta, nem baixar a guarda.
The purpose of education is to replace an empty mind with an open one, escreveu Malcom S. Forbes. Se tivesse convivido com estes 8.000 estudantes do apito a uma só voz, Forbes pensaria que o processo educativo lhes tinha feito a hole in one, no lugar de an open one.
4 chateaubriands para os estudantes do apito.

Sem comentários: